Será iniciada hoje uma edição do Grand Prix de Inovação, evento em que estudantes farão uma imersão para solucionar três desafios que serão propostos. Nos dias 21, 22 e 23 ocorre o evento Despertar 4.0. E no dia 22 será a vez da entrega do Laboratório Aberto do Senai, ato que contará com a presença do presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.
No Grand Prix, estudantes do Senai e de outras instituições permanecerão dentro da unidade por 48 horas buscando soluções para empresas. Pode ser, por exemplo, o desenvolvimento de uma ducha para a indústria Hydra que economize água e energia elétrica. Ou um banco para a Crush Design. A atividade se inicia hoje e se encerra na quarta ao meio-dia. A premiação integrará a solenidade de entrega do laboratório.
Conforme informações do Jornal Diário do Sul, o Despertar 4.0 tem por objetivo alertar empresas e trabalhadores para os desafios trazidos pela indústria avançada, fenômeno também denominado de indústria 4.0, internet industrial ou quarta revolução industrial.
O evento será aberto na noite do dia 21, com palestra do diretor do Senai em Santa Catarina, Jefferson de Oliveira Gomes, um dos maiores especialistas sobre o tema no Brasil. Em paralelo, ocorre um minicurso para pessoas com mais de 40 anos. No dia 22, será realizado um minicurso para adolescentes e no dia 23, para mulheres.
Os três públicos (pessoas com 40 anos ou mais, mulheres e adolescentes) são considerados estratégicos no contexto da indústria 4.0. Todas as atividades relacionadas ao Despertar 4.0 são gratuitas, mas com vagas limitadas.
Laboratório
O Laboratório Aberto do Senai é um espaço didático, mas com possibilidade de utilização pelas indústrias da região, onde será possível o desenvolvimento da criatividade e da inovação. Equipado com impressora 3D, laboratórios de química e física e equipamentos para vestuário e eletrônica, o espaço permitirá que estudantes da instituição construam protótipos. Empresas também podem utilizar o espaço para reuniões ou seminários.