Evento gratuito e aberto ao público, o Semit traz palestras, oficinas e apresentações de trabalhos sobre temas como novas tecnologias.
O Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC realiza entre os dias 15 e 19 de outubro a segunda edição do Seminário de Inovação Tecnológica – Semit. Evento gratuito e aberto ao público, o Semit traz palestras, oficinas e apresentações de trabalhos sobre temas como novas tecnologias, inovação, ciência e desafios da educação.
A programação começa na segunda-feira (15), com as palestras “Impacto das novas tecnologias na solução de problemas sociais”, às 13h30, e “Desenvolvimento de carreiras em novas tecnologias”, às 15h40. A abertura oficial do Semit ocorre às 19h, seguida de apresentação cultural e a palestra “Porque a ciência deve ser inclusiva”, com a professora do Departamento de Jornalismo da UFSC, Leslie Sedrez Chaves.
Além de atrações culturais, haverá espaço para apresentação de trabalhos científicos e uma série de oficinas sobre temas variados, como oratória, inovação e criatividade, eletrônica, desenvolvimento de aplicativos, programação, gestão de equipes e outros temas.
“Mantendo o caráter inclusivo do IFSC, durante os cinco dias do Semit os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com ciência, inovação e tecnologia por meio de um conjunto de atividades variadas. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, sendo uma grande oportunidade para que a comunidade possa entrar em contato com o que o IFSC faz e tem para oferecer”, afirma o professor Pierry Teza, um dos organizadores do Seminário. Ele destaca a variedade da programação como um dos pontos altos do evento.
“Teremos palestras sobre a ciência, tecnologia, desafios sociais e carreiras na área de novas tecnologias. Mesas redondas vão discutir o papel da mulher na ciência, oportunidades de inovação e desenvolvimento tecnológico na região de Tubarão. Também teremos diversas oficinas nas áreas de programação, desenvolvimento profissional e pessoal e inovação e ciência. Os alunos do câmpus também apresentarão seus trabalhos”, diz.
O Semit está inserido na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, realizada a cada mês de outubro. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições em todo o Brasil a fim de realizarem atividades de divulgação científica.
Sob o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”, o Semit tem como objetivo aprofundar as relações do Câmpus Tubarão com a região por meio da difusão de inovação e tecnologia como forma de favorecimento do desenvolvimento socioeconômico. O evento conta com o apoio do CNPq.
Colaboração: Comunicação IFSC