A Unesc sediou na manhã desse sábado (9) o 1° Seminário do Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional) 2014. O evento trouxe autoridades da região para debater sobre o Desenvolvimento Regional e tirar dúvidas de cerca de 100 alunos do Programa. A mesa-redonda teve a participação do reitor da Unesc, Gildo Volpato; do procurador da república Darlan Airton Dias; do presidente da ACIC, César Smielevski; do presidente da CDL de Criciúma, Zalmir Casagrande, e do representante da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma, Valdeci Mariana.
“Estamos vivendo um momento de muita esperança e expectativa, devido às obras estruturantes na nossa região. Com elas virão investidores e temos que dar suporte a tudo isso. Por isso penso que o caminho é o investimento na qualificação profissional, na educação, pois não há desenvolvimento sem investimento nas pessoas”, destacou o reitor Gildo Volpato.
Curso do Proesde
O Programa oferece o curso de extensão em Desenvolvimento Regional gratuito, vinculado a uma bolsa de 70% (limitado a dois salários mínimos) durante o ano de 2014. A capacitação é oferecida pela Unesc, em parceria com Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina.
Focados em disciplinas que visam discutir a situação econômica, tecnológica, os meios de transporte, fontes de financiamento e gestão de projetos na região sul, os alunos foram divididos em dois polos, em Criciúma e Araranguá, para a realização da capacitação. As aulas também incluem alunos de outras instituições, como Unibave e Unisul, que estavam presente na Unesc nesta manhã.
Colaboração: Davi Carrer/Assessoria de Imprensa da Unesc