O XVIII Sipamin segue até esta sexta-feira (27), reunindo trabalhadores e difundindo boas práticas no trabalho por meio de palestras e atividades práticas.
As ações preventivas e o papel da Cipamin foram os temas centrais desta quarta-feira (25) no primeiro dia do XVIII Cipamin, que ocorre no Auditório 1 da Satc e segue até sexta-feira (27). O evento tem o intuito de difundir boas práticas de segurança e saúde ao trabalhador e preparar os membros das Cipamin’s para terem uma atuação proativa de prevenção da saúde e segurança de todos os colaboradores da indústria de extração do carvão mineral.
A abertura do evento foi marcada pelas palavras do presidente da Federação dos Mineiros, Genoir José dos Santos, que destacou a importância das discussões sobre a segurança do setor. “Acredito que será um seminário muito rico em informações, os companheiros vão estar somando para a Saúde e Segurança dos trabalhadores. Como uma atividade de risco nós precisávamos ter uma Cipa diferenciada e a Cipamin está aí para isso, pois é praticamente feita por trabalhadores e são essas pessoas que fazem a diferença no ambiente de trabalho”, afirma.
“Esperamos que o seminário seja muito útil para todos, não só no trabalho, mas que as informações possam ser usadas no dia a dia, e que todos saiam ao fim do evento com uma maior consciência de Saúde e Segurança”, acredita o assessor técnico do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina – Siecesc e representante da Comissão Regional do Setor Mineral – CRSM, Márcio Zanuz.
A busca pelo aperfeiçoamento na segurança do trabalho foi destacada pelo presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral, Fernando Luiz Zancan. “Para tomar cuidado é preciso conhecer e para conhecer, nada melhor que tomar cuidado. A nossa atividade é uma atividade de risco e por isso a importância dessa ideia de falar sobre segurança junto com os trabalhadores, pois são eles que fazem a indústria girar no dia a dia”, explica Zancan.
O XVIII Sipamin segue até esta sexta-feira (27) e contará com palestras e atividades práticas.
Colaboração: Lucas Jorge / Comunicação Siecesc
[soliloquy id="291181"]