Geral

Semana Nacional da Baleia Franca visa integrar o turismo com a comunidade em Imbituba

Evento ocorre de segunda a quinta-feira, em Imbituba, e terá palestra com o Ministro do Turismo

Foto: Divulgação

A temporada de visitação das baleias francas no Litoral Sul catarinense movimenta o turismo e a economia locais. Pensando em promover e estimular isto, nesta segunda-feira (17), inicia a Semana Nacional da Baleia Franca, em Imbituba, um dos três municípios integrantes da chamada Rota da Baleia Franca – RBF – Garopaba e Laguna completam o trio. A programação segue até quinta-feira (20).

O evento começa com a entrega dos Certificados de Excelência da Rota da Baleia Franca, nesta segunda-feira. O consultor do Sebrae/SC, Carlos Cappelini, explica que, para estarem aptas a receber o selo, as empresas precisaram atender uma série de requisitos, tais como:

– Assinar o Termo de Adesão, o qual é a primeira exigência para fazer parte do projeto;

– Estar em funcionamento durante a temporada de visitação das baleias francas, a qual ocorre de julho a novembro;

– Participar dos encontros organizados nos três municípios que integram a RBF;

– Realizar uma inovação dentro da empresa;

– Inserir alguma referência à baleia franca no empreendimento;

– Adotar alguma prática sustentável, como separação e descarte correto de resíduos, compostagem, captação e uso de água da chuva, utilizar formas de energia alternativa, adquirir insumos locais ou orgânicos, entre outras opções;

– Realizar a capacitação sobre a baleia franca para, pelo menos, parte dos colaboradores da empresa, o que é oferecido pelo Sebrae/SC através de cursos e consultorias;

– Os empreendimentos que têm a obrigatoriedade legal do registro junto ao Cadastur

(Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), do Ministério do Turismo, devem fazê-lo.

O coordenador regional do Sebrae/SC, Murilo Gelosa, destaca que 41 empresas receberão o certificado, como restaurantes, hotéis, pousadas, agências de turismo, artesãos, entre outros. “Esse é o segundo ano de entrega dos selos, também realizamos essa ação em 2016. O nosso objetivo é promover ações de integração entre as empresas da Rota, bem como o estímulo para ações sustentáveis nas empresas”, completa Gelosa.

A programação da Semana Nacional da Baleia Franca continua na quarta-feira (19), com a palestra “Os reflexos do turismo na economia local”. O encontro será às 19 horas, no Imbituba Atlético Clube, no Centro. A palestra é aberta ao público em geral das três cidades e a entrada é um quilo de alimento. Quem vai comandar o encontro é o empresário, CEO da SBTUR Viagens e membro do Conselho Nacional de Turismo, Milton Zuanazzi. Ele adianta que vai abordar aspectos da governança que envolve vários atores do turismo, não apenas o setor público, mas também o privado e membros do terceiro setor.

“Vamos tratar sobre a questão do capital social, fundamental no turismo, que é o capital da cultura da comunidade e a integração dela, não necessariamente dotadas de altos recursos orçamentários. Trata-se de envolvimento e trabalho em prol do turismo local. Parte disso é a própria hospitalidade da região, a outra parte é a formatação de produtos turísticos e isso vai além dos hotéis, restaurantes e agências de turismo. O pequeno produtor também é um importante propagador do turismo local”, pontua Zuanazzi.

Palestra com Ministro do Turismo

Por fim, na quinta-feira, dia 20, acontece a palestra “Turismo Integrado”, com o Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. O evento está sendo organizado pela Secretaria de Turismo de Imbituba. A secretária da Pasta, Carina Genovez, ressalta que o tema é de suma importância para o momento que o turismo vive.

“Temos visto que, dentro da realidade nacional, o turismo tem apontado como uma das grandes perspectivas de crescimento e de destaque nos setores de desenvolvimento da economia do país. Por isso, queremos integrar a comunidade e fazer com que as pessoas entendam que precisamos desenvolver a nossa capacidade turística de forma regionalizada. É fundamental ver o turismo como uma experiência integrada, pois o que atrai o turista são as belezas naturais do nosso litoral, mas é preciso mais do que isso”, afirma Carina.

A Rota da Baleia Franca é um projeto idealizado pelo Sebrae/SC. A consultora do Sebrae/SC e gestora do projeto, Juliana Ghizzo, pontua que “é importante que toda a comunidade conheça a importância e os impactos do turismo. Às vezes, pensamos que o turismo somente gera renda para hotéis e restaurantes, mas, quando passamos a conhecer e perceber o efeito multiplicador, vemos que não é assim, pois o turismo pode mudar a vida da população local e precisa ser compreendido por todos”.

Colaboração: Assessoria de Imprensa Sebrae

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Marcas do Sul recebem selo de reconhecimento SPFW

A partir de critérios como inovação no design, uso de materiais, qualidade e originalidade, produtos de oito empresas associadas ao Núcleo de Moda Sul catarinense foram certificados por experts da São Paulo Fashion Week.

Sabores do Litoral Sul catarinense aguçados em festival gastronômico

Quarta edição do Garopaba Sabor apresenta pratos exclusivos e agrega conhecimento com palestras técnicas.

Empretec: metodologia da ONU para pequenos empreendedores está com inscrições abertas

Seminários serão realizados pelo Sebrae ainda neste mês.