Geral

Semana decisiva para estrada da Beata Albertina

Até esta sexta-feira, será feita a avaliação do cumprimento do novo cronograma de pavimentação da SC-407, que liga São Martinho a São Luís, em Imaruí

Ao que tudo indica as obras de pavimentação da SC-407, que liga São Martinho até a comunidade de São Luís, em Imaruí, deve estar pronta até dezembro deste ano. Mas isto se a empresa responsável pelo trabalho, a A. Mendes, de Gravatal, seguir com o ritmo imposto agora.

Segundo o secretário de desenvolvimento regional em Braço do Norte, Gelson Luiz Padilha (PSDB), preliminarmente a informação é de que a empresa cumpre o que ficou estabelecido no começo do mês passado, quando apresentou um novo cronograma de execução.

Também em julho, a empresa chegou a ser notificada pelo secretário estadual de infraestrutura, Valdir Cobalchini, e pelo secretário regional no Vale. Pelo contrato vigente, a A. Mendes tem até outubro para finalizar a obra.

Contudo, garante Padilha, se há boa vontade e empenho, este prazo poderá ser prorrogado até dezembro. Mas ele mesmo avisa: “É a última data”. Depois disso, confirma o secretário, não haverá mais aditivo de tempo.

A rescisão do contrato continua como opção para o estado, ainda que não seja a melhor. Mas isto será discutido somente se os novos prazos não forem cumpridos. Caso o contrato seja desfeito, será preciso efetuar um novo levantamento financeiro, readequar o projeto, além de realizar uma nova licitação. Todo este trâmite poderá levar, no mínimo, seis meses. E isso se a empresa não contestar na justiça.

Uma obra turística

A vocação turística da Região Metropolitana de Tubarão não é resumida às cidades litorâneas, casos de Laguna e Imbituba, ou aos município com estâncias termais, a exemplo de Tubarão e Gravatal, ou com redutos rurais incomparáveis, como em Santa Rosa de Lima.
É o conjunto de atrativos que fazem a diferença e realmente agregam valor para toda a região. O desafio é integrar tudo isso, especialmente quanto o assunto é a logística, o acesso para chegar a estes pontos.

Daí a importância das obras de pavimentação e infraestrutura. O asfaltamento da SC-407, que liga São Martinho até São Luís, em Imaruí, garante o desenvolvimento do turismo em todo o sul. A pequena comunidade interiorana onde nasceu a beata Albertina Berkenbrock é foco de peregrinações de milhares de fiéis todos os anos.

Quando a obra começou, em novembro de 2010, a expectativa era de que ficasse pronta até outubro do ano passado. Até agora, 90% da terraplanagem da estrada está pronta. Os bueiros também estão concluídos. São 7,5 quilômetros e um investimento de R$ 8 milhões do estado.

Notisul