Minicursos, palestras e feiras mobilizaram acadêmicos e comunidade
A 6ª Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, em Criciúma, trouxe as novidades da área e muito conhecimento para estudantes e a comunidade. O evento encerra nesta sexta-feira (23) com um resultado positivo: nos cinco dias do evento, mais de 2,3 mil pessoas se inscreveram para participar das diversas atividades que ocorreram no campus.
De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – Propex, Luciane Ceretta, a Semana de Ciência e Tecnologia é o maior evento institucional da Unesc, e este ano as atividades alcançaram áreas relacionadas à pesquisa, extensão e ensino. “A diversidade dos eventos possibilitou importantes trocas entre acadêmicos, professores e comunidade externa”, afirma.
Para uma das coordenadoras gerais do evento, Kelly Gianezini, a Semana foi extremamente positiva. “Tivemos milhares de inscritos para os 65 minicursos, 25 palestras, 23 oficinas, três painéis e mais de 600 apresentações”, comenta Kelly, lembrando que participaram das atividades acadêmicos de pós-graduação, professores, comunidade, alunos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental.
Conforme o assessor de Pesquisa e Pós-graduação da Propex, Adriano Michael Bernardin, o objetivo da Semana foi cumprido. “Queríamos que os participantes se sentissem à vontade e mais que isso, que houvesse uma troca de experiências. Além disso, os acadêmicos puderam conhecer outras áreas de pós-graduação, entre outros serviços oferecidos pela Universidade”, diz.
Novidades movimentaram essa edição
Entre as atividades oferecidas pela Unesc, a Feira de Ciências e as palestras em parceria com o Sebrae foram novidade. “Com um leque amplo de minicursos, apresentações e outros nichos, os acadêmicos puderam escolher o que os beneficiava. A Feira de Ciências foi um trabalho muito interessante com a comunidade. Tivemos escolas apresentando trabalhos fantásticos. E esse é o nosso objetivo, incentivar a Ciência e valorizar os alunos da nossa região”, conta a assessora Acadêmica da Propex, Gisele Coelho Lopes.
O estudante de Ciências Biológicas da Unesc, João Paulo Gava Just, aprovou a Semana de Ciência e Tecnologia. “É importante ter este tipo de evento. Ele ajuda a qualificar o ensino e também complementa o que aprendemos em sala”, considera.
O evento contou com palestras, minicursos, workshops, Seminário de Iniciação Científica, Salão de Extensão, Salão de Ensino, Salão de Pós-Graduação, Talento Musical, Feira do Livro, Feira da Inovação, Feira de Ciências e Feira da Economia Solidária. A Semana teve como tema “Luz, Ciência e Vida” e foi baseado na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.
Colaboração: Jadson da Luz / Ápice Comunicação
[soliloquy id=”153347″]