Está previsto ainda um amistoso entre o time da Satc e a equipe nacional.
Os campos da Satc recebem atletas do punhobol. A seleção brasileira masculina vem para treinar na escola. A partir de sexta-feira (17), o grupo chega para treinamentos durante o fim de semana. Está previsto um amistoso entre o time da Satc e a equipe nacional.
O Brasil não tem sede física e a visita faz parte da preparação para os Jogos Mundiais, que serão disputados em julho na Polônia. “A vinda da Seleção Brasileira é importante para aprendermos novas técnicas para o treinamento”, assegura o capitão do time Alexandre Zappelini.
A relação da Satc com o punhobol é antiga. Em 1976, a escola montou uma equipe para participar dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). Mas o time só atuou neste torneio e encerrou suas atividades. Em 2009 a prática foi retomada.
“É uma tradição que está sendo mantida no colégio. A volta foi bem motivadora, é um esporte diferente, e Criciúma está entre as cidades que se destacam. Agora a Seleção Brasileira fez o convite para treinar aqui”, relata o coordenador de Educação Física da Satc, Antônio Luiz Soratto.
A equipe da instituição tem dez jogadores, sendo que sete são professores de Educação Física. Antes dos treinos com bola é realizado alongamento, visando diminuir a possibilidade de problemas. “O punhobol exige muito dos braços e das articulações, por isso o aquecimento é importante. Nós treinamos até mesmo com chuva. São lances de defesa, ataque e de levantador”, conta o jogador e preparador físico do time da Satc, Fábio Jansen. A melhor participação do time no campeonato estadual aconteceu em 2016, terminando na 5ª colocação. O torneio teve duas etapas realizadas em Criciúma. Além disso, disputa os Jogos Abertos, copas e o Torneio Internacional de Punhobol, realizado em Novo Hamburgo (RS). “Eu jogava vôlei, fui convidado para praticar punhobol e fiquei meio confuso, mas aceitei. A nossa equipe é muito unida, e todo mundo ajuda nos exercícios”, afirma o capitão.
[soliloquy id="212686"]
Conheça o jogo
As equipes são formadas por oito atletas, sendo cinco titulares. As posições são definidas, não havendo rotação. Os jogadores se dividem entre levantador, atacantes e defensores. É semelhante ao vôlei, atraindo alguns de seus praticantes.
As partidas podem ter entre dois e cinco sets. Um set é vencido após atingir 20 pontos, possuindo ao menos dois de diferença, a pontuação máxima é 25 pontos.
A Seleção Brasileira feminina foi campeã mundial em 2010 e terceira colocada em 2016. No masculino venceu as edições de 1999 e 2003. A região do país com mais destaque é o Sul.
Colaboração: Érik Behenck – Acadêmico de Jornalismo/Assessoria SATC (www.satc.edu.br)