No local moram pai e filho, além de outros dois irmãos em duas casas que pertencem ao mesmo terreno.
Mais de seis caminhões de lixo e entulhos foram retirados da residência de um morador do Morro da Glória, em Laguna.
A coleta se deu através de uma denúncia e verificação in loco com assistentes sociais do município, através de um mutirão envolvendo agentes de endemias (dengue) e das secretarias de Saúde, Administração e Obras, Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícia Civil e Bombeiros.
No local moram pai e filho, além de outros dois irmãos em duas casas que pertencem ao mesmo terreno. Essas pessoas sofrem de um transtorno psíquico popularmente conhecido como “acumuladores compulsivos”, doença chamada de disposofobia, explicam os agentes.
O problema precisou ser resolvido como questão de saúde pública devido aos riscos oferecidos à população em geral, como surgimento de foco de mosquito da dengue e outras doenças, como leptospirose, causada pela urina de ratos.
Segundo a agente de endemias Adriana Rodrigues, o local também pode ser foco de animais peçonhentos, que podem até causar a morte.
A coleta começou na quinta-feira e deve terminar na próxima semana. “Tem muito lixo e entulho para recolher ainda”, disse o secretário adjunto de Obras José Delfino.
Por estar localizada na encosta do Morro da Glória, a ação está sendo acompanhada pela Defesa Civil do município. Os moradores assinaram um termo de consentimento feito pelas assistentes sociais para a autorização e realização da ação.
Com informações do Diário do Sul