A área de 300 metros, no bairro Vila Nova Alvorada, recebe a vistoria, de casa em casa, da equipe do programa de combate à dengue.
As quatro larvas de mosquito encontradas em uma das armadilhas instaladas no bairro Vila Nova Alvorada (Divineia), em Imbituba, foram confirmadas ontem como a do Aedes aegypti – transmissor de mais de 20 doenças, entre elas a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus.
Na manhã de ontem, a equipe do programa de combate à dengue começou o trabalho de monitoramento. “Quatro integrantes da equipe já visitam as casas para orientar os moradores sobre como proceder para a limpeza dos terrenos, calhas, caixas d’água, vasos, entre outros. Nestas visitas, dentro de um raio de 300 metros de onde o foco foi encontrado, estamos coletando outras amostras. Se novas larvas forem encontradas, o raio amplia para mais 300 metros”, explica o coordenador do programa, Rafael Mello.
“Pedimos para que cada um faça a sua parte, o tempo está chuvoso e quente, o que é perfeito para o crescimento do mosquito, além de estarmos recebendo muitos caminhões de outras cidades. Fazemos o controle de 193 armadilhas e monitoramos estes locais semanalmente. Ano passado tivemos apenas dois focos, e agora em dois meses deste ano já atingimos o mesmo número”, reforça Rafael.
Denúncias podem ser feitas na Vigilância Sanitária no telefone (48) 3255-2047.