Com intuito de estreitar laços e trocar experiências, os secretários Executivos das Agências de Desenvolvimento Regional de Laguna, Tubarão, Braço do Norte, Criciúma e Araranguá, se reuniram nesta terça-feira (22), na ADR de Criciúma, para discutir melhorias e investimentos do Governo do Estado no Sul. “Precisamos pensar no Sul como um todo. Todas as ADRs precisam evoluir para que nossa região continue crescendo em desenvolvimento e competitividade e pra isso decidimos unir nossas forças”, comentou o secretário anfitrião, João Fabris.
Esta foi a primeira reunião do grupo que decidiu montar um colegiado de secretários do Sul e reunir-se uma vez por mês. “Pensar em porto e aeroportos é pensar no Sul. Não é porque fica em uma determinada ADR que só aquele secretário vai discutir, é interesse de todos. Estamos alinhando as melhores estratégias para propormos tomadas de decisões junto ao Governo do Estado”, explicou o secretário de Braço do Norte, José Ricardo Medeiros.
Segundo o secretário da ADR de Laguna, Luiz Felipe Remor, a consolidação do colegiado no Sul formará uma unidade para buscarmos ações que promovam o desenvolvimento na região. “Devemos pensar em obras que vão auxiliar em todas as áreas que movam a economia de nossa região, seja no fomento do turismo, indústria, agricultura e outras”, destacou.
“Vamos unificar nossas forças para defender e lutar em conjunto pela viabilização de grandes obras que a Região Sul precisa e algumas que já estão em andamento. Juntos, também pretendemos estreitar relações com as Secretarias Setoriais, participando de audiências de questões que são afins para as cinco ADRs”, declarou o secretário executivo da ADR de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt.
A próxima reunião entre os secretários do Sul será em Tubarão. “Não tenho dúvida que este tipo de encontro é fundamental para todos. Nosso encontro em Tubarão ainda não tem data definida. Os investimentos do Governo do Estado no Sul são bem significativos, mas precisamos estar juntos para ampliar ainda mais as demandas”, afirmou Nilton de Campos, da ADR Tubarão.
Investimentos
Mais de R$ 520 milhões estão sendo investidos no Sul do Estado em obras de infraestrutura. Entre elas, a Via Rápida, em Criciúma; a pavimentação do contorno de Tubarão Rodovia – Ivane Fretta Moreira; a pavimentação do braço de acesso ao Farol de Santa Marta, em Laguna; a pavimentação da SC-370, entre os municípios de Urubici e Grão Pará, passando pela Serra do Corvo, na região de Braço do Norte; e a revitalização da SC-447, entre Meleiro e Araranguá. Existem, ainda, outros investimentos em saúde, educação, além dos já concluídos, como o Fundo de Apoio aos Municípios – FUNDAM, que repassou mais de R$ 106 milhões aos 46 municípios desta região.
Colaboração: Paula Darós Darolt / Comunicação ADR de Criciúma