Próximos passos são elaboração do projeto e busca pela estrutura física para sediar o Centro de Inovação Tecnológica.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Adenilso Biasus, esteve em Orleans, nessa quarta-feira (11), para tratar sobre a implantação do Centro de Inovação Tecnológica no município. O encontro ocorreu nas dependências do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave.
As tratativas para esta conquista iniciaram em julho do último ano, quando uma comitiva formada por representantes da Prefeitura de Orleans, do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave e da Associação Empresarial de Orleans – Acio esteve em Florianópolis, em busca da concretização do projeto inovador.
O intuito é alavancar o desenvolvimento de toda a região das Encostas da Serra Geral. Do encontro em Orleans, estiveram presentes o prefeito e vice-prefeito de Orleans, Jorge Koch e Mário Coan, respectivamente; o assistente de gabinete do prefeito, Gabriel Sampaio Bianco; os vereadores Antônio Dias André, o Geada, e Edson Ribeiro, o Titi; o reitor do Unibave, Elcio Willemann; o responsável pelas relações públicas da ACIO, Ubirajara Pickler, o Bira, representando a atual presidente da Associação Empresarial, Thayni Librelato; e entre outras autoridades.
Conforme o chefe de gabinete, Gabriel Sampaio Bianco, ficou esclarecido que os recursos não virão neste ano. “Seria necessário concluir o projeto até julho para que o valor fosse liberado em 2018, tendo em vista que estamos em um ano eleitoral. Ainda estamos no início da elaboração, por isso, não haverá tempo hábil. Mas iremos unir esforços e trabalharemos para deixar encaminhado para o próximo ano”, explicou.
Além disso, as autoridades irão buscar uma estrutura física já existente para sediar o Centro de Inovação Tecnológica em Orleans. O intuito é agilizar a execução do projeto. “Vamos estudar o melhor local e aí realizar as adaptações necessárias. O Governo do Estado dará todo o apoio necessário com sua expertise, por meio de profissionais capacitados para nos orientar para concluir o projeto e, paralelamente, buscar a estrutura física”, acrescentou Gabriel.
O Centro de Inovação Tecnológica é um ambiente propício para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de ideias e, consequentemente, de novos produtos e serviços. Ele oportunizará o desenvolvimento de ideias e projetos relacionados à área de inovação e empreendedorismo, aliando teoria e prática. Consequentemente, impulsionando o crescimento econômico e social dos municípios da região.
“O centro visa unir poder público, universidade, setor produtivo e meios de comunicação, envolvendo a comunidade de modo geral para que possa desenvolver suas vocações empreendedoras, voltadas à inovação e tecnologia. Isso possibilita que jovens e adultos desenvolvam e agreguem valor aos seus ofícios. Percebemos que Orleans é um polo, por possuir uma universidade, setor empresarial e atividades do terceiro setor muito desenvolvidos. Então acreditamos que, através da parceria com o Estado de Santa Catarina, iremos conseguir trazer bons resultados para a região”, reforçou o secretário de Estado.
Após a reunião, o grupo foi até a Vinícola Bianco, localizada na comunidade de Barracão, para confraternizar e apresentar ao secretário Adenilso Biasus as produções artesanais do município.