Os agricultores integrantes da Associação da Microbacia do Rio Linha Torrens, de Morro da Fumaça, serão beneficiados por novos equipamentos vindos da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. A garantia foi dada pelo secretário Moacir Sopelsa (PMDB), durante visita do vereador José Carlos Bortolin, o Calita (PMDB), da deputada estadual licenciada, atualmente secretária de Estado da Justiça e da Cidadania Ada de Lucca (PMDB) e do presidente da associação Joaquim Cizewski.
Os implementos que ficarão à disposição dos agricultores integrantes da microbacia serão uma balança tronco e uma carreta basculante para silagem. Um trator também foi solicitado, porém Sopelsa orientou os fumacenses a fazer o pedido a um deputado federal, através de emenda parlamentar. “A secretaria se compromete em pagar a contrapartida do trator, não gerando custo nenhum para o município”, explicou. O prazo pedido pelo secretário para a licitação e posterior aquisição dos equipamentos é de cerca de quatro meses.
A Associação da Microbacia do Rio Linha Torrens possui hoje cerca de 50 agricultores das localidades de Linha Frasson, Linha Serafin e da própria Linha Torrens, que tem como única despesa uma pequena taxa para manutenção. “Quanto mais estruturada forem as associações, menos trabalho para a Administração, o que abre espaço para atender outros agricultores”, disse Cizewski.
O benefício aos agricultores foi comemorado pelo vereador Calita. “Esta associação está muito bem montada e faz um grande trabalho no meio rural de nossa cidade. Tenho certeza que estes equipamentos serão muito bem utilizados por nossos homens do campo” ressaltou o vereador, lembrando que os implementos passam pela Prefeitura que depois as destina aos agricultores. “Relacionado ao trator, faremos o pedido ao deputado Edinho Bez, que tenho certeza irá nos ajudar neste pleito”, completou.
Atendimento às duas microbacias
Os fumacenses apresentaram o mesmo pedido para o deputado estadual Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro (PMDB), que também se comprometeu em enviar os implementos, o que poderá beneficiar também a Associação da Microbacia do Rio Ronco d’Água, que abrange além do próprio Ronco d’Água, homens do campo de Santa Cruz e Linha Barracão. “De uma forma ou de outra, as duas associações serão beneficiadas do mesmo jeito, já que tanto os membros do Rio Linha Torrens quanto do Rio Ronco d’Água podem compartilhar os implementos”, finalizou Calita.
Colaboração: Marciano Bortolin