Economia

Secretário da Agricultura apresenta Programa de Melhoramento da Piscicultura em Braço do Norte

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca quer profissionalizar o cultivo de peixes de água doce em Santa Catarina e fazer da atividade uma alternativa de renda para milhares de produtores rurais. Para isso, criou o Programa de Melhoramento da Piscicultura que, através do Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural – FDR, irá emprestar os recursos necessários para aquisição de kits com equipamentos básicos para o acompanhamento das condições do cultivo. Nesta quarta-feira (11), às 19h30, no Pesque Pague Borgert em Braço do Norte, o secretário Moacir Sopelsa fará a apresentação do novo Programa para os agricultores das regiões de Braço do Norte, Tubarão e Laguna.

Com o Programa de Melhoramento da Piscicultura, os agricultores terão acesso a um kit composto de oxímetro, pHmetro e disco de sechi, no valor de R$ 3.750,00. Os piscicultores beneficiados terão prazo de dois anos para pagar, sem juros. Caso o produtor pague à vista na data de vencimento da primeira parcela, terá um desconto de 60% sobre o valor da segunda parcela.

Na região de Braço do Norte, a expectativa é aumentar a produção de peixes de 4,2 para 10 mil toneladas por ano, além de profissionalizar os produtores no estado. Santa Catarina é o quinto maior produtor de peixes de água do doce do país, com uma produção de 40.324 toneladas em 2014.

Colaboração: Ana Ceron / Comunicação Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca