Saúde

Secretário Acélio Casagrande encaminha Programa de Residência Médica para o HMISC

Dentro do HMISC os obstetras ainda poderão fazer especialização em toxicologia e em videolapasrocopia, para cirurgias ginecológicas por vídeo, por exemplo.

Foto: Divulgação

O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC), em Criciúma, além de hospital pediátrico e maternidade de alto risco a partir do dia 17 de dezembro, será referência para o Sul do Estado também na formação de médicos pediatras, neonatologistas, obstetras e anestesistas pediátricos. O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, em reunião com o membro do Conselho Consultivo do Instituto Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), Roberto Benedet, e com o diretor de Educação Permanente em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), Paulo Orsini, iniciou as tratativas ao Programa de Residência Médica para o HMISC.

Conforme Benedet, que também é membro da Comissão de Ensino e Treinamento da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), será solicitado ao Ministério da Educação (MEC) em 2019 o credenciamento das vagas para a concessão de bolsas. “Existe todo o interesse de que o HMISC tenha ensino, afinal, é o Materno-Infantil referência para todo o Sul do Estado”, ressalta o membro do Conselho Consultivo do Ideas. “A proposta é que o Santa Catarina seja referência em ensino, pesquisa e extensão em pediatria assim como é hoje o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis”, complementa o secretário Acélio Casagrande.

Dentro do HMISC os obstetras ainda poderão fazer especialização em toxicologia e em videolapasrocopia, para cirurgias ginecológicas por vídeo, por exemplo.

Colaboração: Comunicação HMISC

Notícias Relacionadas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Lei aprovada em Imbituba irá oficializar o programa que beneficia idosos

O Diretor Municipal de Esportes de Imbituba, Norton Evaldt, defendeu, nos últimos dias, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei que torna oficial o programa “Comunidade Ativa”.

Comarca de Turvo passa a integrar o programa Rede Catarina de Proteção à Mulher

As ações não irão se limitar à cidade de Turvo, mas alcançarão os demais municípios abrangidos pela comarca - Ermo, Jacinto Machado e Timbé do Sul.

Governo do Estado leva segunda etapa do programa Merenda em Casa para 350 mil alunos em Santa Catarina

De acordo com o governador Carlos Moisés, a medida se faz necessária pelo fato de os alunos estarem em casa por conta da pandemia de Covid-19.