Com os cortes no orçamento, as secretarias serão transformadas em agências de desenvolvimento. Algumas gerências serão extintas
Conforme decreto baixado pelo governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), as 36 secretarias regionais passarão a funcionar em dois períodos a partir do dia 14 deste mês: das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas.
O anúncio foi feito nesta semana, após reunião de Colombo com os gestores regionais, em Lages. Representantes do estado na região de Tubarão, Haroldo Silva, o Dura (PSDB), afirma que todos os secretários concordaram com as decisões.
“Se há problemas financeiros no estado, não é justo manter o orçamento nas regionais. Os cortes são necessários”, avaliou Dura. O governador reforçou, ainda, a importância de balancear as finanças e vê na gestão a principal ferramenta para garantir esse equilíbrio.
“Daqui para frente, teremos um ritmo forte de trabalho em função de uma série de obras que estarão em execução e necessitam de acompanhamento. A qualidade que buscamos exige e justifica essa medida”, argumentou Colombo.
Agência de desenvolvimento
A importância do trabalho das secretarias regionais de governo também foi reforçada na apresentação feita pelo comandante da Casa Civil, Nelson Serpa, nesta sexta-feira, em Lages. No novo modelo de transferências de recursos às prefeituras, entidades sem fins lucrativos, consórcios públicos e pessoas físicas, as secretarias serão parceiras desde o cadastro até a validação dos projetos.
O secretário regional em Tubarão, Haroldo Silva, o Dura (PSDB), ressaltou que as mudanças são automáticas. “O trabalho fica mais restrito. Teremos um papel de agência de desenvolvimento, seremos um elo do governo na região”, explicou o secretário à reportagem do Jornal Notisul.
Dura também revela que existe a intenção de extinguir algumas gerências.
Para o vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB), a integridade das ações é fundamental para alcançar bons resultados. “Somos uma equipe e cada um é responsável pela condução e concretização de obras tão importantes para a toda a sociedade catarinense”, enaltece.