A Prefeitura Municipal de Orleans, por meio da Secretaria de Saúde juntamente com a Vigilância Epidemiológica oferecem para a população mais uma ferramenta para a luta contra a dengue. A partir de agora, as denúncias de possíveis focos podem ser registradas pelo link (clique aqui) ou baixando o QRcode que disponível no site.
Bastam poucos passos para denunciar possíveis lugares que servem como criadouros do Aedes Aegypti: informar a localização do foco, descrever a situação, tipo de reservatório entre outras questão básicas de suma importância.
“A funcionalidade de denunciar focos de dengue vem para facilitar a participação do orleanense na luta contra a doença. A iniciativa se soma com várias outras ações que nossa equipe está desenvolvendo, como outdoors pela cidade, adesivos, entre outras formas de campanhas”, destaca o prefeito Jorge Koch.
A denúncia feita será encaminhada para a equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria Saúde. Em caso de terrenos ou casas abandonadas, por exemplo, a denúncia será enviada também para a unidade de fiscalização responsável para que o proprietário possa ser notificado ou autuado.
Vale lembrar que:
- Em condições ambientais favoráveis, as fases de ovo à forma adulta podem ocorrer de 7 a 10 dias.
- Por isso, a eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana para que o ciclo de vida do mosquito seja interrompido.
- O tempo médio de vida de um mosquito adulto é de 30 dias.
- Importante!
- Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis para adoecer por dengue, zika e chikungunya.
- Os idosos têm maior risco de desenvolver dengue e outras complicações que podem levar à morte.
- O risco de gravidade das doenças aumentam quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo tratada.