Geral

Secretaria de Planejamento de Criciúma adquire equipamento para georreferenciamento de imóveis

Tecnologia garantirá precisão e dará agilidade ao trabalho dos fiscais

A delimitação e parcelamento do território de Criciúma passam a ser georeferenciados pela tecnologia GNSS (do inglês, Global Navigation Satellite System – Sistema de Navegação Global por Satélite). O equipamento adquirido pela Administração trará maior precisão e agilidade aos trabalhos dos fiscais do DPFT, Infraestrutura, Cadastro e Cartografia. A entrega ocorreu nesta sexta-feira (6) no Paço.

Com o aparelho adquirido, será viabilizada a implementação da Lei de Georreferenciamento Urbano do Município em conformidade com a exigência do Ministério das Cidades e ao Sistema Geodésico Brasileiro definido pelo IBGE (SIRGAS 2000). “A precisão oferecida pela tecnologia GNSS no parcelamento do solo vai dar total garantia ao trabalho dos fiscais evitando sobreposições de áreas”, afirma o secretário de Planejamento, Jader Westrup.

A Prefeitura investiu R$ 91 mil para adquirir o kit. Conforme o coordenador de Parcelamento de Solo do DPFT, engenheiro Jovane de Oliveira Costa, o aluguel do equipamento, outra alternativa para executar o serviço, custa aproximadamente R$ 500 a diária. Em 182 dias de uso, menos de um ano em dias úteis, o valor da locação ultrapassaria o da compra. “Há ainda a vantagem da agilidade. Serviços que demoraríamos uma semana com as ferramentas disponíveis, conseguiremos fazer em uma manhã”, diz.

Além da aferição das áreas para fiscalização, os receptores GNSS estarão também à disposição das demais secretarias.

Colaboração: Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

 

[soliloquy id=”112803″]