Encontros com pais na escola visam a prevenção contra a criminalidade
Com o objetivo de criar um ambiente favorável na construção de um cidadão de bem, a Secretaria Municipal Educação dá início ao projeto Diálogo em Família – Ação de Prevenção Contra a Criminalidade. A iniciativa, em parceria com o Ministério Público e a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado, tem como objetivo sensibilizar e fomentar a importância da presença da família na educação dos filhos, diante do crescente número de violência pelo uso indiscriminado dos mais variados tipos de drogas lícitas e ilícitas entre os jovens e adolescentes, nas famílias, escolas e sociedade.
O programa terá início nesta terça-feira (1) e alcançará, neste primeiro momento, alunos do 5º ano do ensino fundamental, de cinco escolas de Criciúma. As atividades serão desenvolvidas através de palestras ministradas por psicólogos e pedagogos, que irão explorar temáticas relacionadas á família, drogas, violência, com enfoque de informar e formar pais conscientes da importância do diálogo em família.
Os encontros acontecerão uma vez por semana e por escola. O primeiro passo foi uma reunião com os diretores das unidades de ensino que se encarregaram de mandar os convites para os pais. Conforme a secretária de Educação de Criciúma, Rose Reynaud, este é um projeto complementar ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar (PM), trazendo a informação para os pais. “É de suma importância porque o conhecimento e a informação é o primeiro passo da prevenção”, destacou.
O projeto foi desenvolvido pelos técnicos das Centrais de Penas e Medidas Alternativas (CPMA), também teve como parceiros a Associação Beneficente Abadeus; Associação Cidadania em Ação; Casa de Apoio as Pessoas com Câncer Maria Teresa; Programa de Residência Multidisciplinar da UNESC e Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Colaboração: Fernanda Zampoli