Educação

Secretaria de Educação cria Índice de Desenvolvimento da Educação de Içara

O IDEI vai avaliar o nível de ensino nas escolas municipais

Com o objetivo de acompanhar o nível de aprendizado dos estudantes das escolas municipais de Içara a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, criou o Índice de Desenvolvimento da Educação de Içara – IDEI. A ação, de caráter experimental neste ano, será aplicada nos anos subseqüentes aos da Prova Brasil.

O prefeito Murialdo Canto Gastaldon, que visitou as escolas na manhã de hoje durante as provas, acompanhado da secretária da Pasta, Jaqueline dos Santos, assinalou que a prova é mais um instrumento de avaliação do ensino na rede municipal. “É uma idéia interessante que nos possibilita conhecer o desenvolvimento do processo pedagógico na rede municipal. Com estes dados em mãos poderemos buscar alternativas para sanar as dificuldades dos alunos”.

Já a secretária de Educação explicou como foram aplicadas as provas que envolveram mais de 3.700 estudantes, nesta sexta-feira (4). “As provas foram feitas em duas disciplinas: matemática e língua portuguesa, com 20 questões cada uma. É um sistema de avaliação pedagógico extra que vai nos permitir, a partir dos resultados, criar mecanismos que elevem a qualidade de ensino e os índices de educação em caráter municipal, estadual e nacional, pois com eles saberemos se os alunos estão alcançando os objetivos propostos para cada série”.

As provas foram aplicadas em dois períodos (matutino e vespertino), nesta sexta-feira, com estudantes do primeiro ao nono ano da rede municipal de ensino. Ainda segundo Jaqueline, a experiência durante as provas mostrou o interesse dos alunos. “Eles ficaram felizes com a novidade e bastante interessados. Vamos aguardar os resultados para traçar as metas e intensificar o que for necessário para o ano letivo de 2016”.

Ana Carolina Lino da Silveira, 14 anos e estudante do nono ano, declarou que a iniciativa foi excelente. “É uma oportunidade de avaliar os alunos, mas também os professores, pois estas provas vão apresentar o nível de aprendizado. Em Língua Portuguesa as questões foram mais tranqüilas com perguntas atuais e interpretação de textos. Já em matemática, algumas questões nos fizeram raciocinar um pouco mais. Agora vamos aguardar os resultados”. 

Colaboração: Alexandra Moreira Cavaler / Comunicação Prefeitura de Içara

[soliloquy id=”160096″]