A equipe da Secretaria de Agricultura realizou na manhã desta quinta-feira (21/12) a entrega de sêmen sexado para oito produtores rurais no município de Orleans. O secretário, Luiz Cristóvão Crocetta, explica que os critérios definidos para eleger os contemplados ocorreu mediante a venda de leite efetuada de acordo com a nota fiscal do produtor rural.
Secretaria de Agricultura de Orleans realiza entrega de sêmen para agricultores do municípios
Os agricultores, Claudiomiro Bianco Loli, Celio Perin Schilickann, da comunidade de Barracão, Fabio Bianco Orben, de Furninhas, Darcioni Redivo e Valacio Vieira, de Rio Laranjeiras, Felipi Menegasso Baggio, Amarildo Bagio e Vitebaldo Bagio de Brusque do Sul, são os maiores produtores de leite do município que declaram a sua venda através da nota fiscal de produtor rural. A forma de escolha é um incentivo para que os demais produtores apresentem a nota fiscal.
Para o engenheiro agrônomo, Lucas Menegasso Bagio, o sêmen sexado possibilita ao produtor inseminar os animais já sabendo o alto grau de confiabilidade o sexo dos animais ao nascer. O mesmo ainda ressalta que, através desta ferramenta é possível direcionar a cobertura dos melhores animais do plantel objetivando obter fêmeas com alto potencial genético, alvo de interesse na produção de leite.
A utilização de sêmen sexado ainda é baixa no município, uma vez que demanda um alto custo para sua aquisição e apresenta uma menor taxa de concepção quando comparado com o sêmen não sexado.
Colaboração: Edivaldo Lubavem