Geral

Sebrae/SC promove a 10ª edição da Semana do Microempreendedor Individual

Programação ocorre de segunda-feira (14) até sábado (19) e contempla uma série de cursos e consultorias gratuitos.

Foto: Divulgação / Sebrae/SC CRSul

Nesta semana, o Sebrae/SC realiza a 10ª edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI). A programação ocorre em diversas cidades de Santa Catarina, de segunda-feira (14) até sábado (19) e é voltada aos microempreendedores individuais formalizados e aos trabalhadores que pretendem formalizar seus negócios.

No extremo Sul do estado, a Semana do MEI contempla uma série de cursos gratuitos e consultorias personalizadas com foco na orientação do microempreendedor individual para estimular vendas. De acordo com o analista do Sebrae/SC em Criciúma, João Alexandre Guze, as orientações serão feitas no ponto de atendimento do Sebrae/SC, em Criciúma, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas.

Já os cursos serão realizados no ponto de atendimento e em espaços nos municípios de Cocal do Sul, Içara, Araranguá, Praia Grande, Turvo e Forquilhinha, sempre das 19h às 23 horas (confira a programação de cursos locais abaixo).

A programação completa também pode ser acessada pelo site www.sebrae.com.br/semanadomei e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800.

Segunda-feira, no Salão Paroquial de Cocal do Sul: SEI Controlar Meu Dinheiro

Segunda-feira, no auditório da Cooperaliança, em Içara: SEI Controlar Meu Dinheiro

Terça-feira, no auditório do Sebrae, em Criciúma: SEI Controlar Meu Dinheiro

Terça-feira, no auditório da Aciva, em Araranguá: SEI Controlar Meu Dinheiro

Quarta-feira, no auditório da CDL, em Praia Grande: SEI Controlar Meu Dinheiro

Quarta-feira, no auditório da CDL, em Turvo: SEI Vender

Quarta-feira, no auditório do Sebrae, em Criciúma: SEI Formar Preço

Quinta-feira, no salão comunitário do bairro Santa Luzia, em Criciúma: SEI Vender

Quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Forquilhinha: SEI Controlar Meu Dinheiro

Foto: Divulgação / Sebrae/SC CRSul

“O Sebrae está completando 10 anos de Semana do MEI e isso mostra a importância e a força desse serviço. Seja do segmento de comércio, indústria ou serviço, o microempreendedor pode solicitar ajuda com algum problema ou, quem estiver interessado em abrir um pequeno negócio, pode vir tirar dúvidas. É tudo de forma gratuita”, reforça o coordenador regional do Sebrae/SC, Murilo Gelosa. Neste ano, toda a programação no Sul do estado conta com a parceria da Credisol, OSCIP de microcrédito da região.

Problemas com vendas

O tema vendas foi escolhido para esta 10ª edição porque a última pesquisa do perfil do MEI apontou que 31% dos empreendedores assinalam a dificuldade de conquistar clientes como principal problema enfrentado e 25% dos que fecharam o negócio relataram que não tinham lucro. Atualmente, Santa Catarina possui mais de 270 mil microempreendedores individuais formalizados. O número é bastante significativo para a economia do Estado, já que representa cerca de 50% do total das empresas catarinenses.

Um estudo do Sebrae mostrou que o Estado foi o que mais registrou aumento no número de microempreendedores individuais entre os anos de 2013 e 2016, chegando a 94,8% no acumulado dos anos. “Esse número se deve muito ao espírito empreendedor do catarinense e também ao período de crise que o país enfrentou nos últimos anos. Muita gente viu no empreendedorismo a saída para enfrentar o desemprego e garantir renda”, comenta o coordenador estadual de Políticas Públicas do Sebrae/SC, Diego Wander Demétrio.

A pesquisa do perfil do MEI também mostra que 75,21% dos MEIs formalizados em Santa Catarina não possuem outra fonte de renda e 26,38% deles optou por formalizar a empresa para ter acesso aos benefícios do INSS. Dessa forma, além da programação de palestras e oficinas durante a Semana, o microempreendedor individual terá a oportunidade de fazer a declaração anual do MEI com todo o apoio da equipe do Sebrae/SC.

Foto: Divulgação / Sebrae/SC CRSul

“Todos os anos, além da declaração de rendimentos de pessoa física, que deverá ser entregue caso a renda alcance os valores determinados, os microempreendedores individuais têm uma obrigação extra que é fazer a declaração anual simplificada – DASN-SIMEI. Essa declaração deve ser enviada até o dia 31 de maio e a equipe do Sebrae/SC estará à disposição para dar todo o apoio aos empresários no envio desse documento”, explica Diego.

Ainda durante a semana, uma equipe do Sebrae/SC auxiliará na formalização de novos microempreendedores individuais e apoiará os MEIs para verificarem suas pendências e regularizarem sua situação fiscal, já que a inadimplência ou falta de entrega de declaração poderá resultar no cancelamento do registro de MEI.

Webinar

Uma das atrações da Semana do MEI é a realização do Webinar, seminário online gratuito com o tema “Como impulsionar o crescimento da sua empresa”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. Realizada a inscrição, o participante receberá um e-mail com o link para assistir ao seminário.

De acordo com Diego, toda empresa deseja crescer, mas nem toda empresa sabe como tornar isso uma realidade. “Nem sempre o desafio é falta de recursos, limitação de investimentos ou mercado desfavorável. O que vamos abordar é que muitas empresas querem crescer, mas não possuem uma estratégia para isso. Por isso, o objetivo deste webinar é ajudar o empresário a sair da estagnação e acelerar o crescimento da sua empresa, de forma prática e eficaz”, finaliza Diego.

Colaboração: Comunicação Sebrae/SC CRSul

Notícias Relacionadas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Cidade Mineira celebra Nossa Senhora de Fátima

Programação da festividade terá duração de uma semana.

Criciúma oferece cursos gratuitos de capacitação para quem deseja ingressar no mercado de trabalho

Por meio de parceria com o Instituto Mix, são ofertadas 2 mil bolsas de estudo para quatro cursos voltados ao empreendedorismo e cuidados com a Covid-19.

Shows com Vigário Jack, Candieiro e Concurso de Terno de Reis marcam encerramento do Encantos de Natal em Lauro Müller

A abertura da programação aconteceu no dia 4 de dezembro, quando um grande desfile de Natal levou milhares de pessoas para a região central da cidade.