Lançada nesta terça-feira, 28, a exposição “Porto de Imbituba: mãos que fazem história”.
Lançada nesta terça-feira, 28, a exposição “Porto de Imbituba: mãos que fazem história”. Em comemoração ao Dia do Trabalhador Portuário, celebrado nesta data, a SCPAR Porto de Imbituba preparou uma mostra com 37 imagens que destacam as transformações no Porto, na cidade e, consequentemente, no ofício dos trabalhadores portuários.
O lançamento ocorreu nas dependências do Teatro Usina, em Imbituba, e contou com a presença de membros da Comunidade Portuária, associações e colaboradores da SCPAR Porto de Imbituba. O evento contou com apoio da Diretoria de Cultura do Município.
A partir de agora, as fotografias, que pertencem ao acervo da Autoridade Portuária, estarão em exibição por 30 dias no hall de entrada da Prefeitura Municipal de Imbituba. As fotografias históricas selecionadas mostram principalmente as grandes obras do Porto de Imbituba e alguns raros registros das operações. Elas remetem, também, a elementos que hoje estão apenas nestes documentos e não mais fazem parte do cotidiano da cidade, como o Silo de Carvão.
A exposição
A data escolhida para celebrar o Dia do Trabalhador Portuário, 28 de janeiro de 1808, remete à abertura dos portos nacionais. Desde a época do café e do açúcar, as riquezas nacionais passam pelas mãos portuárias. Com a proposta de recontar essas histórias e prestigiar as mãos que desenvolvem há mais de um século o Porto e a cidade de Imbituba, a exposição homenageia os trabalhadores portuários, utilizando a fotografia como instrumento de resgate da memória local.
Colaboração: Comunicação Porto de Imbituba