A modificação na aparência do documento pretende melhorar e tornar mais seguro o sistema de identificação civil no Brasil
A Polícia Científica de Santa Catarina vai começar a emitir a nova carteira de identidade ao público a partir do próximo dia 8. De acordo com o decreto do Governo Federal, os estados brasileiros têm até o início de março para implantar o novo documento, criado no ano passado.
Segundo o Governo de Santa Catarina, a operação de emissões iniciará com um testes internos para treinamentos dos atendentes por meio de emissões controladas no dia 6/3.
Para dar inicio a operação, o Órgão Pericial anunciou que entre os dias 2/3 e 7/3 o atendimento em suas unidades será restrito à retirada de documentos e esclarecimentos sobre dúvidas em relação à nova carteira de identidade.
Conforme a diretora de Identificação Civil e Criminal da PCI, perita Cassia Regina Roman da Rosa, não é necessário pressa para renovar o documento, salvo casos de real necessidade.
“Além da grande semelhança das informações já inseridas no documento atualmente emitido em Santa Catarina, que desde 8 de novembro de 2021 já utiliza o número do CPF como número único da carteira de identidade, os modelos de carteira de identidade anteriores são válidos até 1º de março de 2032, conforme artigo 25 do decreto n. 10.977/2022. Por isso, pedimos a compreensão de todos para evitarmos uma possível sobrecarga na capacidade de atendimento diária dos postos de identificação nesse início das operações.”
O que muda com a nova carteira de identidade nacional?
Em Santa Catarina, o cidadão notará diferença principalmente na aparência do documento, pois muitas funcionalidades já constam no atual documento emitido pelo Estado.
Com as alterações, será disponibilizada a versão digital do documento, semelhante ao processo da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) emitida pelo Detran.
Com a nacionalização do QR Code, o documento também poderá ser utilizado virtualmente no aplicativo gov.br.
Por fim, a nova Carteira de Identidade Nacional vai eliminar o antigo número do RG (Registro Geral).
O novo modelo do documento visa a tornar mais seguro o sistema de identificação civil no Brasil e integrar as bases de dados estaduais com o cadastro nacional do CPF.
Atualmente, cada estado possui sistemas independentes que geram diferentes numerações para as carteiras de identidade.
Ou seja, antes das mudanças um mesmo cidadão poderia emitir até 27 documentos diferentes no país.
Como emitir o novo documento?
Para fazer a nova carteira de identidade nacional é necessário acessar o site da Polícia Cientifica de Santa Catarina e agendar o horário para atendimento na unidade escolhida.
Com informações do ND+