Possibilidade ocorre no Sul do estado, principalmente nas áreas próximas ao RS. Defesa Civil alerta para chance de estragos também na Serra.
Santa Catarina tem risco de inundação com a chuva persistente e volumosa deste fim de semana, alertou a Defesa Civil neste sábado, dia 6. A possibilidade é para a região Sul do estado, principalmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul.
Também há chance de alagamentos e enxurradas na Serra. A previsão é de chuva volumosa a partir da tarde de sábado, continuando ao longo do domingo.
A chuva ocorre por causa da atuação de uma frente fria em Santa Catarina. Neste sábado, as instabilidades estão previstas para o Sul, a Serra e a Grande Florianópolis. Para o domingo, elas devem avançar também para o Vale do Itajaí e Norte.
No Sul e na Serra, os acumulados podem chegar a 150 milímetros, o que representa mais do que a média história de chuva esperada para todo o mês de julho no Sul e maior parte da Serra, conforme a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo em Santa Catarina. Nessas duas regiões, há riscos para alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos.
Temperaturas
Além da chuva e tempo fechado, o outro destaque no fim de semana em Santa Catarina devem ser as baixas temperaturas. O vento Sul ajuda a deixar a sensação de frio ainda mais gelada. São Joaquim, na Serra, teve a mínima do amanhecer deste sábado no estado: 3,5°C.
À tarde, as temperaturas não devem subir muito. Devem chegar a 13°C na Serra, 14°C no Sul, 15°C na Grande Florianópolis, 16°C no Vale do Itajaí e 17°C no Oeste e Norte. O domingo deve ser ainda mais frio. A máxima deve ser de até 7°C na Serra e entre 8°C e 14°C nas demais regiões.
Orientações
A Defesa Civil divulgou orientações à população em caso de mau tempo. Em emergências, o morador pode telefonar para 193, para o Corpo de Bombeiros, ou 199, para a própria Defesa Civil.
Alagamentos
- evitar contato com as águas;
- não dirigir em áreas alagadas;
- evitar pontilhões e pontes submersas;
- redobrar atenção com as crianças.
Deslizamentos
- ficar atento a inclinação de postes e árvores;
- ficar atento a qualquer movimento de terra ou encostas próximo à sua residência;
- ficar atento a aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
Frio intenso
- redobrar a atenção com a população vulnerável e animais domésticos;
- procurar se agasalhar e beber bastante água;
- evitar locais aglomerados;
- manter a higiene das mãos.
Com informações do site G1 SC