Geral

SC registra mais um amanhecer ‘congelante’ em novembro e Defesa Civil faz alerta para domingo

Sexta-feira teve um amanhece congelante na Serra do Estado e deve ter a presença do sol no restante do dia em boa parte de Santa Catarina; domingo tem alerta de temporais

Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online/Divulgação

Apesar das altas temperaturas durante os dias de novembro, Santa Cataria bate mais um recorde nos registros de geada. Na manhã desta sexta-feira (25), o frio e a geada fizeram uma visita no Vale do Caminhos da Neve, a cerca de 3km do centro de São Joaquim, na Serra de Santa Catarina.

Segundo informações coletadas pelo Portal São Joaquim Online, apesar do frio e da formação da geada, não houve danos significativos para a agricultura, já que o gelo se concentrou em um ponto isolado, de uma baixada, no Vale do Caminhos da Neve. O local registrou a mínima de 2.8°C , de acordo com a estação climática oficial do município mantida na rede do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET.

Um novo recorde absoluto para o Estado! Essa é a geada de número 140 no ano de 2022, superando o ano e 2016 onde se contabilizou 135 geadas. Já a menor temperatura, desta alvorada gelada, foi registrada em Bom Jardim da Serra onde uma estação obteve o registro de 0.8°C em pleno 25 de novembro.

Confira as menores temperaturas:

0,8°C Bom Jardim da Serra / PWS

2,7°C São Joaquim / Climaterrra

2.8°C São Joaquim – Caminhos da Neve / INMET

2,8°C Urupema / Epagri

2,8°C Urubici / PWS

5,5°C Vargem Bonita / PWS

5,8°C Painel / PWS

** Dados compilados por Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho / Climaterra e Central do Tempo em estações padronizadas, particulares e governamentais

Sexta-feira deve ser de sol ao longo do dia

O tempo para esta sexta-feira (25) indica que haverá predomínio de sol entre nuvens na maioria das cidades de Santa Catarina. Isso ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão que mantém no decorrer do dia o tempo firme, mas com chance de chuva fraca e isolada nas áreas costeiras do Estado.

De acordo com o boletim meteorológico da Defesa Civil, a sexta-feira será com sol, intercalando com períodos de variação de nuvens e com chance de chuva fraca e isolada nas áreas costeiras a partir do final do dia.

Um alerta da Defesa Civil informa, também, a possibilidade de ocorrência de rajadas de vento moderadas, entre 40 e 60 km/h, do litoral da Grande Florianópolis ao Litoral Norte de Santa Catarina.

Condição do vento e do mar:

Nesta sexta-feira, os ventos sopram de sul a sudeste passando para leste a partir do anoitecer, com intensidade fraca a moderada. Não se descarta a possibilidade de rajadas moderadas, entre 40km/h e 60 km/h, do Litoral da Grande Florianópolis ao Litoral Norte.

No mar, ondas com direção Leste e altura de 1,0m em todo Litoral catarinense, com picos de 1,5m do Litoral Sul à Grande Florianópolis e de 2m na região do Litoral Norte.

No final de semana o tempo “deve virar”

A condição do tempo para o final de semana não é tão animadora quanto se espera! De acordo com a Epagri/Ciram, no sábado (26), o tempo será de céu encoberto com chuva e trovadas no Litoral em boa parte do dia.

Essa condição é devido a um sistema de baixa pressão próximo ao Litoral catarinense que mantém o tempo instável. Haverá a presença do sol mais acentuada apenas na região do Oeste catarinense.

As temperaturas se mantém em elevação, especialmente no grande Oeste do Estado. As mínimas ao amanhecer por volta dos 13°C e 15°C do Extremo Oeste aos Planaltos e oscilam entre 15°C e 22°C nas demais áreas.

Na parte da tarde, as máximas variam entre 14°C e 22°C nos Planaltos e na Grande Florianópolis Serrana, oscilam entre 21°C e 25°C no Meio-Oeste, no litoral e no Vale do Itajaí e marcam entre 25°C e 32°C nas outras áreas de Santa Catarina.

No domingo (27), o dia amanhece com a presença de sol somente na região do Oeste de Santa Catarina. Nas demais regiões, o amanhecer será com muita nebulosidade por conta da influência de um sistema de baixa pressão que atua no Estado.

Um alerta emitido pela Defesa Civil informa que, nas regiões do Baixo Vale do Itajaí, Litoral Norte e do Planalto Norte, é esperada ocorrência de pancadas de chuva que podem vir em forma de temporais isolados com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, alagamentos e deslizamentos.

De olho na próxima semana:

Na segunda-feira (28), e terça-feira (29) a circulação marítima mantém a condição de chuva persistente dos Planaltos ao Litoral, com ocorrência de pancadas de chuva e de temporais isolados com altos volumes de precipitação, principalmente na Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí, Litoral Norte e no Planalto Norte.

No Oeste de SC, a condição de sol com variação de nuvens e chance de chuva fraca e isolada segue entre a tarde e a noite, com maior cobertura de nuvens na terça-feira.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município

Coordenador da Defesa Civil conhece ações do Plano de Contingências da Assistência Social de Lauro Müller

O Coordenador pode acompanhar os trabalhos de organização dos alimentos e kits de higiene que a secretaria está montando para distribuição a famílias e idosos em situação de vulnerabilidade social.

Postos da Polícia Rodoviária mantém interdição da Serra e alegam não ter recebido comunicação oficial

Lideranças municipais de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra foram informados na manhã desta sexta-feira (01), da liberação do tráfego de caminhões até 15 toneladas na SC-390, trecho da Serra do Rio do Rastro.