Fenômeno acontece quando há combinação de tempo instável e temperaturas baixas. Neve aconteceu durante o outono na Serra catarinense.
Santa Catarina pode voltar a ter neve nesta semana, informou a Defesa Civil do Estado no domingo (14). Segundo o meteorologista do órgão Caio Guerra, o fenômeno precisa estar aliado a tempo instável e temperaturas baixas, o que deve acontecer entre quinta (18) e sexta-feira (19).
Ele explica que, com essa combinação, a umidade pode ser transformada em flocos de neve.
“Por enquanto, [tende a ser] algo mais superficial mesmo, localizada. Mas é um pouco cedo para afirmar. Tem bastante incerteza com tantos dias de antecedência”, relatou Guerra, no domingo.
Caso a previsão se confirme, essa será a primeira neve do inverno de 2022 em Santa Catarina. Em maio, durante o outono, o fenômeno foi registrado na Serra catarinense.
Até domingo, a condição se limitava às áreas mais altas da Serra catarinense.
Instabilidade
Santa Catarina deve ter rajadas de vento de até 65 km/h nesta segunda-feira (15), de acordo com a Defesa Civil. A condição, segundo o órgão, antecede a passagem de uma frente fria, que tende a deixar o tempo instável.
As rajadas mais fortes devem acontecer nas regiões do Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul (imagem abaixo).
“A semana será de tempo instável, com alguns sistemas contribuindo para provocar chuva, rajadas de vento, etc”, antecipa o meteorologista, que destaca a passagem de uma frente fria por Santa Catarina.
Ele afirma, no entanto, que a condição deve será diferente da última semana, quando um ciclone extratropical passou pelo Estado, causando deslizamentos e queda de estruturas.
“Semana passada, o ciclone provocou chuva persistente, canalizando a chuva na região por muito tempo, o que provocou volumes altos. Essa semana, como as instabilidades passam mais rapidamente, a chuva não deve ser tão persistente e volumosa”, afirma.
Com informações do G1