Com excedente de doses, gestores estaduais e municipais decidiram prorrogar novamente; SC já registrou 32 mortes por influenza
Os moradores de Santa Catarina podem tomar a vacina contra a influenza e sarampo até o dia 24. Com excedente de doses a CIB (Comissão Intergestores Bipartite) prorrogou a campanha, anteriormente prevista para encerrar nesta sexta-feira (3).
Os municípios também podem ampliar os grupos aptos para a vacinação a partir desta segunda-feira (6) “a partir dos 6 meses de idade”, detalha a nota.
Todos os moradores, independente de condições, poderão ser imunizados contra a gripe até “o final dos estoques municipais”, segundo a CIB. Os moradores que se enquadram nos grupos prioritários permanecem tendo prioridade para receber as vacinas.
“Os municípios [devem] adotar medidas visando melhorar o desempenho da vacinação nos grupos prioritários (comunicação, busca ativa, vacinação extramuro, entre outras)”, detalha a nota.
Quanto ao sarampo, “ficam os municípios autorizados a vacinar crianças de 6 meses a menores de 12 anos de idade, além dos trabalhadores de saúde independente do vínculo com estabelecimento de saúde”, conclui o documento.
32 mortes
Santa Catarina enfrenta baixa cobertura vacinal. Até esta quinta-feira (2) já foram registradas 32 mortes em decorrência da gripe (influenza) nos últimos cinco meses, ou seja, entre 26 de dezembro até a última quinta-feira (28). Além disso, 173 casos foram confirmados no estado.
Até o último sábado (28), dos 173 casos notificados de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) por influenza, 32 morreram, sendo que 34% eram acima de 80 anos de idade. Além disso, 30 vítimas, ou seja, 93,7% apresentavam pelo menos uma comorbidade ou fator de risco.
Florianópolis
Na Capital de Santa Catarina, os imunizantes podem ser aplicados em todos os postos de saúde do município (exceto Sapé e Costa da Lagoa) e no SEAD/UFSC (das 9h às 18h).
Também poderá ser tomada na van da vacinação. O veículo estará segunda, quinta e sexta está na Praça XV de Novembro – Largo da Catedral e terça e quarta, na frente do TICEN (das 9h às 16h).
Com informações do ND+