Medida segue determinação do Ministério da Saúde. No estado, apenas 33% do grupo prioritário procurou doses e meta é de 90%.
Santa Catarina ampliou nesta sexta-feira (3) a vacinação contra gripe para todas as pessoas acima dos 6 meses de idade, informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado (Dive/SC). A medida segue orientação do Ministério da Saúde.
Até esta sexta, apenas 33% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários haviam se vacinado contra a gripe. A meta é 90%.
A vacina oferecida na rede pública de saúde previne contra os principais tipos do vírus influenza presentes no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B, conforme a Dive.
A proteção ocorre de duas a três semanas após a aplicação da dose. Por essa razão, a Secretaria de Estado da Saúde alertou para a importância de se vacinar o quanto antes, evitando casos graves, hospitalizações e mortes por gripe.
Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
A dose da vacina da gripe pode ser aplicada com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, exceto com a vacina da dengue. O intervalo recomendado entre as doses da gripe e da dengue é de 24 horas.
A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, ressaltou a necessidade da vacinação por parte dos grupos prioritários.
“Nós estamos fazendo um apelo à toda população para que busque os postos de vacinação. Estamos em um momento de superlotação das nossas emergências, as doenças respiratórias já chegaram e todos precisam fazer a sua parte. Vacina salva vidas”, reitera.
Com informações do g1 SC