Neste fim de semana o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Dnit/SC e o consórcio EnCi – Engedal-Cima vão realizar o içamento e instalação das vigas para sustentação da pista da BR-101 Sul sobre o Rio Tubarão, trabalhos que serão executados no sábado, domingo e segunda-feira.
As atividades serão feitas na cabeceira sul da Ponte Cavalcanti, próximo à SC-390, rodovia estadual que liga Tubarão à região serrana catarinense. Com isso, a rodovia estadual terá tráfego interrompido durante o transporte das vigas nos três dias, por alguns momentos.
Logo após o transporte e o içamento, o trânsito será liberado. Os trabalhos vão acontecer da mesma forma em condições de mau tempo. Toda a frente de obras estará sinalizada e identificada, ficando os motoristas obrigados a obedecer a sinalização.
O Dnit trabalha nas últimas semanas para concretar o primeiro vão elevado na ponte sobre o Rio Tubarão, no km 337 da BR-101 Sul/SC. A estrutura já tem dois vãos com vigas instaladas e o Dnit se prepara para colocar mais vigas na cabeceira Sul.
Os trabalhos no primeiro vão a ser concretado são direcionados para a colocação de escoras e preparação da base para amarração da ferragem. Com isso, o consórcio EnCi – Engedal-Cima poderá depositar o concreto usinado para compor a base da futura pista.
As atividades foram feitas durante toda a semana, tanto no vão quanto na construção de vigas na cabeceira norte, nos três pilares no leito do rio, no canteiro de obras e na cabeceira sul. Os trabalhos continuam na próxima semana, dentro das condições de tempo estável.
O consórcio das empresas Engedal Construtora de Obras Ltda. e Cima Engenharia e Empreendimentos é o responsável pela execução da nova ponte, no traçado antigo da BR-101 Sul, sobre o Rio Tubarão.
A estrutura está localizada em Tubarão, entre os bairros Morrotes e Fábio Silva. A estrutura antiga foi removida em novembro de 2014 para abrir espaço ao canteiro de obras e à construção da nova estrutura.
Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda-rodas (proteções laterais de concreto). A ponte receberá somente o fluxo de veículos no sentido Sul – Norte.
Com informações do site Diário do Sul