Saúde

Saúde pública de Criciúma recebe pela primeira vez vacinas ACWY

Imunobiológico é aplicado contra meningites e doenças meningocócicas

Divulgação/Decom

O município de Criciúma recebeu pela primeira vez a vacina ACWY para rede pública. O imunobiológico serve contra meningites e doenças meningocócicas, que causam infecções generalizadas. A Secretaria de Saúde recebeu mil doses.

Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, a faixa etária contemplada na cidade será de 11 e 12 anos. Para crianças, a vacina aplicada segue sendo a Meningocócica C, já disponível na rede pública e feita em três etapas. A primeira delas aos três meses de vida, a segunda aos cinco e o reforço com um ano completo. “É importante destacarmos que a classificação de faixa etária é definida pelo Ministério da Saúde, baseada em estudos. Há tempos esperávamos por essa vacina, que nos ajudará ainda mais no combate a essas doenças”, destaca a técnica em Enfermagem do Setor de Imunização do município, Kelli Barp Zanette.

As doses já estão disponíveis em salas de vacinação do município, porém, a Secretaria de Saúde reforça que as normas de prevenção à Covid-19 devem ser respeitadas, para evitar aglomerações. “Estamos com equipes e estruturas organizadas para recebermos os que contemplam esse grupo. Pedimos que as pessoas respeitem essa faixa etária e assim que outras forem contempladas nos comunicaremos”, frisa Kelli.

De acordo com o Setor de Agravos da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, as doenças meningocócicas podem causar infecção generalizada, cegueira, transtorno neurológico e levar a óbito.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Mais de 5,7 mil crianças comparecem na 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Criciúma

Número superou a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde. Segunda etapa inicia dia 18 de novembro, com foco em adultos de 20 a 29 anos

Rever: aplicativo que contribui para a coleta seletiva já tem grande demanda de usuários em Criciúma

Plataforma digital auxilia nas denúncias de irregularidades e solicitações para coletas

Polícia Civil apresenta dados positivos na repressão de roubos em Criciúma com prisões realizadas e criminosos identificados

Comparado com 2018, os dados indicam redução de roubos com uso de arma de fogo, roubos em residência e roubos com mais de três autores, com estabilização da quantidade de roubos gerais.