População poderá participar das atividades gratuitas entre esta terça-feira (29) e quinta-feira (31), a partir das 19h
O Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², em Criciúma, contará com atividades para a observação de Saturno e da “Superlua Azul”, a maior e mais brilhante Lua de 2023. Entre esta terça-feira (29) e quinta-feira (31), o público terá a oportunidade de participar gratuitamente das ações a partir das 19h. A programação especial contará com sessões no planetário digital, onde será exibido o filme “De Volta à Lua”, além de atividades de observações através dos telescópios.
“A superlua estará em conjunção com Saturno. Então, teremos telescópios disponíveis para ambas observações”, explicou a gerente administrativa do Parque Astronômico Municipal, Andréia Zomer. As práticas serão orientadas pelo geólogo da Secretaria Municipal de Educação, Maurício Fenilli de Menezes, e pelos demais professores que atuam no local.
De acordo com Fenilli, esse é um evento raro, e deve acontecer novamente em 2037. “A última ‘Lua Azul’ aconteceu em 2020 e a próxima será somente em 2026. E essa, que acontecerá nos dias 29, 30 e 31 é ainda mais especial, pois a ‘Lua Azul’ coincidirá com a Superlua, levando o nome de Superlua Azul”, contou.
O fenômeno da superlua
A superlua acontece em função do perigeu, momento em que a Lua fica visivelmente maior e mais brilhante por estar em seu ponto mais próximo da Terra. “Lua Azul” é chamada a segunda lua cheia do mês. Porém, quando coincide com o momento em que o satélite natural está mais próximo da Terra, leva o nome de “Superlua Azul”. O termo “superlua” foi criado nos anos 1970 pelo astrólogo Richard Nolle e é frequentemente usado para se referir a luas cheias ou novas que ocorrem dentro de aproximadamente 90% da distância mínima entre a Lua e a Terra.