Com aprendizagem autodidata em desenho, Jéssica Mendes Koniarski viu no curso técnico uma forma de desenvolver ainda mais suas habilidades
A curiosidade, a vontade de aprender e o anseio de fazer algo diferente são características de pessoas que fogem dos padrões mais comuns de aprendizagem e que buscam desenvolvimento intelectual na área que mais se identificam. Essas definições podem ser encontradas na história de Jéssica Mendes Koniarski. Desenhista autodidata, a aluna do Colégio Satc viu no curso técnico uma forma de desenvolver ainda mais suas habilidades e um apoio para ingressar na carreira de ilustradora.
A descoberta de novas atividades, habilidades e hobbies fazem parte do crescimento de qualquer indivíduo e as escolhas vão sento feitas conforme as preferências de cada um. Em diferentes fases da vida, as pessoas vão desenvolvendo seus talentos a partir de vivências que despertam hábitos positivos, como é o caso da aluna de Design Gráfico, Jéssica Mendes Koniarski. “Comecei a me interessar pelo desenho ainda quando criança, com nove anos. Quem me inspirou na época foi uma amiga, a Mariana Nunes, passávamos a tarde toda desenhando e com o tempo eu comecei a querer evoluir”, conta.
Hoje com 16 anos e sendo desenhista de aquarela, Jéssica teve seu talento observado atentamente pela professora Adriana Vecchietti que vê na aluna um potencial gigante. “O que ela faz é excepcional, desde que ela começou o curso a gente já havia percebido todo o potencial da Jéssica. O nosso ensino aqui, as disciplinas que ela aprende é um empurrãozinho para ela ir adiante, alçar voo e produzir cada vez mais, pois talento e profissionalismo ela já tem.”, destaca.
Mesmo sendo uma desenhista autodidata, Jéssica viu no curso técnico uma ponte para novos objetivos e caminhos. “O Design Gráfico já era uma coisa que eu queria muito fazer, quando eu vi que aqui na Satc tinha o curso eu já vim direto. Tem muita coisa que os professores ensinam aqui que completam o meu conhecimento, sempre tem algo novo pra aprender, acrescentar e aprimorar na minha técnica. A criatividade é algo que sempre estamos desenvolvendo no curso e acaba refletindo na minha arte”, destaca a aluna.
Para os pais de Jéssica, Valentin Koniarski e Joziani Mendes Koniarski, a Satc é a instituição que escolheram para o crescimento educacional dos filhos. “A Satc é um colégio muito recomendado, com estrutura, e por isso escolhemos para ser onde a Jéssica iria estudar como o nosso filho mais velho, Valentin, que já está na graduação da UniSatc”, ressalta Joziani.
Ensino técnico focado na evolução
Com uma formação focada no desenvolvimento de competências e em aulas práticas, o ensino técnico tem papel fundamental nas escolhas profissionais dos jovens.” Nosso trabalho não é focado apenas em explicar o conteúdo e aplicar prova, nós trabalhamos muito a parte técnica dos alunos. No caso da Jéssica, ela já tem um traço muito dela, que é muito particular. Mas com nosso suporte, ela consegue aprender cada vez mais as técnicas que podem ser usar nos trabalhos e a partir daí criar a arte que ela gosta e se identifica” explica a professora.
Com desenhos voltados aos personagens de animes, Jéssica consegue retratar seu estilo particular e já começa a traçar alguns sonhos. “Das minhas metas para o futuro, uma delas e de trabalhar como ilustradora, trabalhando sempre com desenho porque é a minha paixão”, ressalta.
A vertente da criatividade faz parte do DNA da Satc, que cada vez mais segue uma aprendizagem fluida e inovadora. “No curso os alunos têm aulas de ilustração que é uma área que desenvolve muito a criatividade, de técnicas de proporções e desenvolvimento de desenhos que envolvem a criação para que eles aprimorem cada vez mais os seus conhecimentos”, enfatiza Adriana.
No caso de Jéssica, o ensino é só mais um impulso para trabalho impecável que adolescente desenvolve. “Mesmo ela sendo autodidata, a escola é um estímulo para o crescimento das habilidades e competências dela, porque talento essa menina tem de sobra”, evidencia a professora.