Geral

Satc Skills contribui para escolhas profissionais mais assertivas

Segunda etapa do projeto busca apresentar aos estudantes os cursos técnicos oferecidos pela Satc por meio de visitas em espaços e laboratórios

Foto – Divulgação

Facilitar o processo de escolha para formação e crescimento profissional do aluno é o principal objetivo do Satc Skills. A iniciativa busca auxiliar os estudantes do 1º ano do ensino médio do Colégio Satc, que ano que vem ingressam no Ensino Técnico. A segunda etapa do projeto está sendo realizada por meio de visitas em espaços e laboratórios dos cursos oferecidos pela instituição. As opções para escolha e que iniciam em 2025 são: Administração, Design Gráfico, Eletromecânica, Eletrotécnica, Fabricação Mecânica, Informática, Manutenção Automotiva, Mecatrônica, Mecânica, Química, Multimídia e o novo, Segurança Cibernética.

“Essa segunda etapa é um processo de conhecimento de todos os cursos. O resultado está sendo muito positivo, eu percebo pela movimentação dos alunos, de estar indo e esclarecendo as dúvidas, assim como o interesse por aulas experimentais depois das apresentações. Então com esse projeto a gente consegue ver toda mobilização não apenas dos técnicos mas também dos próprios alunos”, ressalta a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Satc, Adriana Just Schmidt.

Durante as visitas, os cursos técnicos oferecidos pela Satc apresentam as disciplinas e também esclarecem dúvidas. Segundo a coordenadora, a ideia de dar essa oportunidade de conhecer as opções disponíveis torna a escolha assertiva até para futura graduação e profissão.

“Dar a oportunidade para eles tomarem a primeira escolha profissional, mostra como essa decisão deve ser tomada com cuidado e compromisso. Quando o aluno vai até os laboratórios, conversa com os professores, vê o que será ensinado durante o curso e tem a experiência com os próprios colegas que já estão no técnico, torna a escolha muito mais assertiva”, destaca Adriana.

Ainda, de acordo com a coordenadora, após aplicar o projeto Satc Skills com os estudantes, a troca de cursos teve uma redução significativa. O objetivo é que cada vez mais essa troca diminua, sinal de que as escolhas estão sendo tomadas com compromisso e com assertividade. A ação terá a última etapa em novembro, quando os alunos poderão colocar suas três opções de cursos interessados.

Notícias Relacionadas

Celebrando Santa Cecília: A Padroeira que Canta pela Fé e pela Música

General Braga Netto seria o “arquiteto” da tentativa de golpe de Estado, aponta relatório da PF

A PF também identificou que os envolvidos criaram divisões bem estruturadas, com cada grupo desempenhando papéis específicos no golpe.

Jovem é detido após furtar bebida alcoólica em supermercado de Criciúma

A PM conduziu o jovem à Delegacia de Polícia Civil, onde foi registrada a ocorrência e tomadas as providências legais.

Tragédia na BR-116: colisão frontal mata dois adultos e um bebê na Serra Catarinense

Vítimas estavam em um Corsa, com placas de Ponte Alta