Projeto com a Budny Tratores e Implementos já entra na fase prática de conversão do veículo
Mais um passo na construção do trator elétrico do Núcleo Inowattis de Mobilidade Elétrica da Satc. O trator que será transformado em elétrico foi entregue pela empresa Budny Tratores e Implementos. Após todas as fases de estudos completadas, o projeto, que tem o apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), entra em sua parte prática, com o objetivo de tornar o trator elétrico para uso na agricultura familiar.
“Agora entramos na etapa de retirada da parte a combustão e para a conversão em elétrico. É um desafio muito importante, pois queremos criar um trator totalmente elétrico e que será muito importante para a agricultura familiar. Nosso objetivo é que tenha um produto validado e confiável para compor a linha de produtos da Budny”, contou o coordenador do Núcleo Inowattis, Adelor Felipe da Costa.
O projeto, que teve inicio em 2023, já passou pelas partes de dimensionamento, além de toda a compra dos equipamentos necessários para a continuidade dos trabalhos. O desenvolvimento do projeto foi realizado por parte do Núcleo de Mobilidade Elétrica da Satc e envolveu acadêmicos do Centro Universitário UniSatc e dos cursos técnicos na elaboração.
“Estamos trabalhando com materiais e tecnologia de ponta para o desenvolvimento do trator. Temos certeza que o desenvolvimento desse projeto irá acrescentar em muito para a região. Seja na parte comercial, com mais um produto para a empresa, quanto na qualificação dos profissionais para trabalhar com essa tecnologia”, reiterou o coordenador de Projetos de Eletrificação do Núcleo Inowattis, Clauber Roberto Melo Marques.
Parceria de sucesso há muitos anos
Os projetos entre a Satc e a Budny Tratores e Implementos já é consolidada há alguns anos. A empresa, inclusive, montou um laboratório dentro do campus da escola para que os alunos pudessem ter acesso aos tratores e aprenderem na prática.
“Estamos muito felizes de estar juntos em mais um projeto. Unir os acadêmicos com a indústria é fundamental. É na prática que a gente vai validar tudo que viu na academia. Essa ideia do trator elétrico veio num momento difícil, de pandemia, mas com a expertise da Satc para elaborar o projeto acreditamos e hoje estamos vendo que estamos caminhando lado a lado com empresas de nível mundial. Estamos certos que será uma ótima alternativa para o mercado”, afirmou o fundador e presidente da Budny Tratores e Implementos, Carlos Budny.
O trator que será utilizado para a conversão é um modelo ideal para a agricultura familiar, um ramo que ocupa 70% das vendas. O objetivo é ter um equipamento moderno, silencioso, econômico e com baixas emissões.
“A Satc completa 65 anos em 2024 e sempre falamos de inovação e tecnologia, isso está no DNA da Satc. Este é um dos projetos que é exemplo quando falamos dessa busca por novas metodologias e novas tecnologias. Estamos impulsionando a economia da região e desenvolvendo e evoluindo nossos alunos”, ressaltou a gerente administrativa da Satc, Debora Pagani.
Com o cronograma do projeto correndo de forma ágil, a estimativa dos coordenadores é de que no fim de novembro de 2024, o trator elétrico já esteja andando para os testes finais.