Inscrições gratuitas podem ser feitas até esta sexta-feira, dia 13. Evento ocorre dia 28 de setembro.
Após uma década de silêncio no meio musical, o Festival de Bandas de Sopro e Percussão da Satc chega ao seu terceiro ano, se consolidando como um dos eventos que atraem músicos de todo o estado. O evento está com às inscrições abertas até a próxima sexta-feira (13). As vagas são limitadas e gratuitas.
O Festival de Bandas será realizado dia 28 de setembro, a partir das 13h30 no ginásio 2 da instituição. Além das bandas, o festival contará as apresentações dos corpos coreográficos. “É hora de mostrar os talentos da nossa região e preservar a cultura. Tudo isso é uma forma de incentivo aos alunos também, eles ficam mais empolgados para participar”, comenta a coordenadora da Escola de Talentos da Satc, Jucele Martins Coelho da Silva.
Quem também está à frente da organização é o maestro Pedro Apolinário, da Banda Marcial da Satc. No tempo em que o Festival ficou parado, o maestro foi um dos que buscou formas de recomeçar. “Nós participávamos de festivais que eram o dia inteiro e tínhamos uma grande participação do público. A nossa cultura musical está meia parada, precisamos resgatar”, pondera Apolinário.
A experiência dos alunos que participam deste festival é marca registrada. “Ocorre uma troca de experiências com cada banda, eles veem algo novo, é bom para o crescimento do grupo”, destaca o maestro.
O diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan, será o homenageado desta edição. Segundo ele, a banda e a música fazem parte de um dos pilares da educação, porque é trabalho em equipe, é desenvolvimento dos talentos, todos devem olhar para a mesma direção e seguir as orientações do maestro.
“Fiquei extremamente feliz em ser lembrado. Realmente a questão da música é uma parte importante no desenvolvimento dos alunos. O slogan da Satc já diz, educação, tecnologia e a inovação, e a música é um dos pilares da educação. A banda representa muito o que a Satc é, uma entidade que trabalha harmonicamente, focada em prol de algo que gera o sucesso e a felicidade das pessoas”, ressalta Zancan.
O Festival é gratuito e aberto ao público. No dia do evento, o acesso até o ginásio 2 deverá ser realizado pelo portão lateral, com entrada na rodovia Gov. Jorge Lacerda.
Colaboração: Comunicação Satc