Participantes foram desafiados a criarem soluções aliando inovação e sustentabilidade para a empresa Torrecid
A Satc realizou a terceira edição do Hackathon de Gestão, Inovação e Meio Ambiente. Com o foco de criar soluções inovadoras e sustentáveis para desafios reais de empresas, este ano o evento contou com mais de 50 participantes, que foram divididos em dez grupos. Participaram estudantes de cursos técnicos e ensino superior do Colégio Satc e UniSatc, Ifsc, IFC de Santa Rosa do Sul, Bairro da Juventude e Cedup.
A edição deste ano contou com a parceria da empresa Torrecid, que propôs desafios focados na sustentabilidade e viabilidade econômica. As temáticas abordadas incluíram desde a venda de resíduos até o ciclo de vida de produtos. A missão dos participantes foi desenvolver soluções que, além de inovadoras, sejam aplicáveis ao mercado e atendam a demandas reais.
“A cada edição do Hackathon, vemos os alunos se superarem com ideias inovadoras. Nosso objetivo é estimular essa visão empreendedora e consciente, conectando os participantes com desafios reais do mercado. É uma satisfação ver os alunos envolvidos, trabalhando juntos por soluções que impactam positivamente a sociedade e o meio ambiente”, destacou a integrante da Comissão Organizadora do Hackathon, Regina Fernandes.
Para transformar as ideias em projetos reais, os participantes receberam suporte de uma equipe de mentores especialistas em diferentes áreas. Ao final do evento, cada grupo apresentou seu projeto para uma banca avaliadora formada por integrantes da empresa parceira e representantes da Satc. As três ideias mais condizentes com o desafio proposto receberam premiações.
“O Hackathon representa uma oportunidade valiosa para a Torrecid estar próxima de jovens talentos e colaborar com ideias que agregam valor à nossa atuação sustentável. Cada projeto apresentado trouxe insights valiosos que, sem dúvida, podem contribuir para um futuro mais responsável e alinhado aos nossos valores”, ressaltou o coordenador de Recrutamento e Seleção da Torrecid, Lucian Luiz.
Neste ano, o Hackathon recebeu o apoio moral da ONU-Habitat, por meio da campanha Outubro Urbano. A iniciativa mundial selecionou projetos em diferentes países que fomentam o debate sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em Santa Catarina, apenas três foram selecionados. Além disso, o evento contou com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).
Vencedores do Hackathon 2024
O grupo que conquistou o primeiro lugar ganhou uma Echo Dot Amazon Alexa 5ª geração para cada integrante da equipe, um kit da Torrecid e mais um troféu de participação. Já os integrantes do grupo que levou o segundo lugar ganharam um fone de ouvido sem fio cada, um kit da Torrecid e mais um troféu de participação. Já os terceiros colocados ganharam um kit Torrecid e um troféu de participação.