Geral

Satc Negócios: nova frente da instituição apresenta crescimento em todas as áreas de atuação

Programa oferece, por meio do Business to Business (B2B), soluções para empresas através de inovação, serviços de laboratórios e educação corporativa

Foto: SATC

Um mercado carente e empresas com dificuldades em reter funcionários. Foi através deste cenário que em 2023, a alta gestão da Satc decidiu apostar em uma nova frente de atuação, o Satc Negócios. O projeto surgiu para suprir, por meio do Business to Business (B2B), as necessidades encontradas pelas indústrias. Para isso, foram selecionadas três áreas de atuação: inovação, educação corporativa e serviços em laboratórios. Em menos de um ano de funcionamento, todas elas registraram crescimento.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Satc, Luciano Bilessimo, as empresas buscam hoje mão de obra especializada, para desenvolverem soluções que melhorem serviços internos e gerem economia na execução dos processos. Mas muitas delas esbarram na falta de profissionais qualificados e até mesmo na falta de equipamentos para fazer as análises e chegar a diagnósticos precisos.

“Muitas vezes, a empresa só precisa de um projeto de inovação ou um novo produto. É uma demanda com prazo, que exige uma equipe para desenvolver em um determinado período de tempo. Então não compensa as organizações criarem uma nova frente de serviço especializada para essa ação individual. Compensa mais procurar alguém que faça de fora. E onde que está essa mão de obra especializada? Na academia”, afirma o pró-reitor.

Foi pensando nisso, que o Centro Tecnológico (CT) da Satc, em parceria com o Centro Universitário UniSatc, aumentou o número de pesquisadores e colaboradores especialistas em novas soluções de negócios. Essa união fez com que o Satc Negócios se tornasse a solução para empresas de diferentes setores. “A gente conseguiu formar um time de pessoas altamente capacitadas e eficientes que são capazes de entregar soluções para as empresas em um tempo recorde”, completa Bilessimo.

Resultados já obtidos pelo Satc Negócios

O Satc Negócios completa um ano apenas em abril de 2024, mas já conseguiu se consolidar e se estruturar para oferecer um atendimento mais eficiente às indústrias. Na área da inovação, o Cobusiness, programa de inovação corporativa do Satc Negócios, que iniciou com seis empresas, hoje conta com 24 parceiras, resultando em um crescimento de 300%.

Já na área de serviços de laboratórios, em 2023 a equipe bateu recorde de análises realizadas. Com o desenvolvimento de 31 novos serviços nos laboratórios, o último ano teve um aumento de 20%, totalizando mais de 100 mil serviços já realizados. A qualidade dos ensaios também melhorou, já que com a aquisição de novos equipamentos de ponta, hoje a instituição consegue entregar serviços mais sofisticados.

E na área de educação corporativa também houve crescimento. A instituição já conseguiu fazer a entrega de inúmeras formações e treinamentos, que garantem a capacitação e aperfeiçoamento dos colaboradores. No formato híbrido, presencial ou até digital, a instituição construiu cursos com foco em atender as necessidades de cada empresa, seja na forma pronta ou customizada. Desta forma, já são mais de 78 mil alunos formados e mais de 5 mil turmas capacitadas.

“Temos infraestrutura, temos pessoas e temos recursos para encabeçar projetos que sejam eficientes para as empresas. E estamos em uma crescente bem boa. Já conseguimos construir e fazer o alicerce que precisávamos. Agora é só seguir em frente”, finaliza o pró-reitor.

Notícias Relacionadas

Curta produzido em Garopaba estreia nas telas do FAM 2024 neste domingo

O Festival vai até o dia 11 de setembro e terá ao todo 66 filmes, de 14 países

Coopercocal marca presença no desfile cívico, celebrando 60 anos de conquistas

O desfile foi uma oportunidade de reforçar o compromisso da cooperativa com seus 18 mil associados.

Briga de trânsito termina em morte na BR-101, em Jaguaruna

Testemunhas relataram que o motociclista quebrou o vidro do retrovisor do carro durante a discussão.

Policial militar é investigado por denúncia de racismo e agressão a aluno em escola de SC

A Secretaria de Estado da Educação afirmou que recebeu as denúncias e está acompanhando o caso, repudiando o ocorrido