Parceria com empresas da região abre vagas no mercado e qualifica mão de obra.
Jovens em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, encontram na Satc uma parceira em 2017. A instituição passa a oferecer capacitação para o Programa Jovem Aprendiz, do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM). Serão cinco cursos disponibilizados para estudantes entre 14 e 24 anos, sem custo para o aluno. A intenção é estreitar relações com as empresas, colaborando com o desenvolvimento regional.
“É mais uma forma que a Satc encontra de participar na formação de jovens e na qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho. Além disso, o programa fomenta novos postos de trabalho para os nossos alunos”, afirmou o coordenador do setor de Cursos Livres Satc, Roberto Bortolotto.
Para participar, é necessário estar matriculado em alguma entidade de ensino. O jovem terá vínculo empregatício e salário compatível às horas trabalhadas. A carga horária para as funções é acertada entre o candidato, a empresa e a escola. O programa Jovem Aprendiz também ocorre na Satc unidade de Turvo e Orleans.
São 20 vagas em cada um dos cursos oferecidos: Ajustador Mecânico, Alimentador de Linha de Produção, Assistente Administrativo, Eletricista de Instalação Predial e Eletricista de Manutenção Industrial. Informações para jovens e para empresas interessadas na parceria podem ser obtidas no telefone 3431 7509 ou pelo e-mail cursoslivres@satc.edu.br.
O programa
O Jovem Aprendiz é um projeto do Governo Federal em parceria com empresas que desenvolvam programas de aprendizagem visando a capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país. O percentual exigido situa-se entre 5% a 15% dos trabalhadores em funções que demandem formação profissional, de estabelecimentos que tenham pelo menos sete colaboradores. O contrato de trabalho pode durar até dois anos, sendo combinado entre o jovem, a empresa e a instituição educacional, onde será desenvolvida uma formação teórica e prática.
Colaboração: Assessoria SATC