Educação

Satc encaminha mais de 700 estudantes para estágio

Foto: Portal Satc

Foto: Portal Satc

Para finalizar o curso técnico, o aluno precisa realizar o estágio no último semestre. A partir de janeiro de 2015, a Satc estará iniciando o encaminhamento de mais 730 estudantes em vagas oferecidas por empresas da região e até de outras cidades. “Estamos atentos ao que o mercado busca. Já tivemos cursos que pararam e depois retornaram porque havia essa necessidade”, destaca o diretor da Edutec/Satc, João Luiz Novelli.

O encaminhamento começou já a Feira da Empregabilidade, realizada no mês de outubro na escola. “As empresas recebem o currículo do aluno e já iniciam os testes de seleção, mas o início do estágio curricular obrigatório só poderá começar na segunda quinzena de dezembro”, explica o coordenador do Centro de Relacionamento com o Mercado (CRM) da Satc, Renato Nascimento.

Conforme dados do CRM, em 2014 a escola recebeu mais de 1,4 mil oportunidades de estágio ou emprego para os cursos técnicos. Foram encaminhados 762 alunos. A maior procura das empresas, conforme Nascimento, é na área de mecânica, que disponibiliza 15,3% das vagas oferecidas. “Na sequência, vêm oportunidades nas áreas de eletrotécnica, informática e administração, entre outras”, informa Nascimento.

Ao escolher um curso técnico, o aluno da Satc uma área que seja atrativa profissionalmente, mas também está de olho no mercado de trabalho. Foi isso que motivou as amigas Ana Carolina Patrício Danielski, 17 anos, Beatriz Westrup, 16, Sophia De Brida Martins, 17, e Alice Bernaldo da Silva, 17, ao escolher o curso técnico de Eletrotécnica. “Gostei quando apresentaram a proposta do curso. É uma área abrangente, com muitas opções”, revela Beatriz. Há espaço para mulheres na área, principalmente para bons profissionais. “Temos espaço, seja na área de projetos ou vendas”, pondera Ana.

As colegas estão de olho em empresas da região, mas também nas multinacionais Weg, de Jaraguá do Sul, e Schlumberger, que presta serviços para a Petrobras. Ambas são parceiras da Satc e vêm em busca de alunos para estagiar e contratar. Os amigos levaram Maicon Espíndola, 18, a optar por Eletromecânica, mas ele não se arrepende. “Vou poder trabalhar tanto com elétrica, quanto com mecânica. O curso me dá essa formação”, comenta.

A proposta da Satc, conforme Novelli, é formar o jovem para atuar no mercado de trabalho, mas também prepara-lo para a vida. “Não queremos repassar apenas os conhecimentos teóricos, mas focar nas qualidades pessoais de cada um. O objetivo é que eles sejam empreendedores, não apenas em um negócio próprio, mas também na forma de atuar”, destaca o diretor. 

Com informações do Portal Satc