Geral

Satc e PUC-RS avançam em pesquisa de captura de CO2 direta do ar

Projetos de P&D são desenvolvidos em parceria com a Repsol Sinopec Brasil

Foto: SATC

A Satc, por meio do Núcleo de Energia e Síntese de Produtos (NEP) do Centro Tecnológico Satc, realizou uma visita técnica ao Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR) da PUC-RS. O objetivo foi aproximar as equipes e discutir a captura de CO2 direta do ar (DAC). A comitiva da Satc foi composta pelo Líder do NEP, Thiago Aquino, e os pesquisadores Vanessa Olivo Viola e Flavio Bianchi.

Desde 2022, a Satc e a PUC-RS trabalham em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que fazem parte de um programa gerenciado pela Repsol Sinopec Brasil e que busca desenvolver tecnologias e materiais adsorventes para aplicação em DAC.

Segundo os pesquisadores, a equipe da Satc trabalha no desenvolvimento de materiais adsorventes a partir de resíduos, o que é um grande diferencial do Núcleo de Energia e Síntese de Produtos. Estes materiais são essenciais para o funcionamento e viabilidade econômica dos processos DAC que vem sendo desenvolvidos.

Para o líder do NEP, conhecer a tecnologia de captura direta do ar que está sendo implementada na PUC-RS é fundamental para apontar as restrições operacionais vinculadas aos materiais desenvolvidos pela Satc.

“Um dos objetivos futuros desta colaboração Satc, Repsol e PUC-RS é que os adsorventes desenvolvidos pela Satc sejam testados nas unidades piloto de DAC. Essa integração entre desenvolvimento de materiais e testes em escala piloto é crucial para validar a eficácia e viabilidade das tecnologias de captura de CO2 diretamente do ar, um passo importante na luta contra as mudanças climáticas”, explicou Aquino.

Notícias Relacionadas

Unibave realiza Test Drive nesta segunda-feira

A Instituição apresentará os 16 cursos de graduação e os seis cursos técnicos, além de claro, de ser uma oportunidade de vivenciar todo o espaço e infraestrutura do Unibave.

Picape com 26 mil maços de cigarros contrabandeados é apreendida em SC

Os agentes notaram uma picape suspeita e deram ordem de parada ao motorista, que, em vez de obedecer, acelerou o veículo e fugiu

Duas pessoas morrem e casa é destruída por incêndio em São Joaquim

A investigação se concentrará em descobrir o que causou o incêndio e por que as autoridades não foram chamadas enquanto o fogo ainda estava ativo.

Revés para o Palmeiras entra na lista de piores goleadas do Criciúma na Série A

Antes disso, em 1993, o Criciúma havia sido derrotado por 5 a 1 para o União São João, em Araras.