Educação

Satc é oficialmente implantada no município de Lauro Müller

Solenidade contou com participação do presidente do Siescesc, Ruy Hülse.

A noite desta sexta-feira, dia 3 de junho de 2016, entra para a história de Lauro Müller como a data que oficializa a implantação de uma unidade de educação da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina – Satc no município. A solenidade foi realizada no auditório do Paço Municipal, onde estiveram reunidas lideranças municipais e regionais, entre elas o prefeito Fabrício Kusmin Alves, o engenheiro e presidente do Sindicato da Indústria da Extração de Carvão – Siescesc, Ruy Hülse, e o diretor de Educação Técnica da Satc, João Luiz Novelli.

A secretária de educação do município, Maria Regina Carniel Guimarães, se emocionou ao falar da importância do ato para o município e que considera esta a maior conquista dos últimos tempos.

Em seguida, o empresário Carlos Alberto Mendonça, o Grilo, representando a Carbonífera Catarinense, agradeceu aos representantes da Satc e disse que o orgulho é imenso de poder estar participando deste momento que marca positivamente a história do município.  

O diretor João Luiz Novelli parabenizou o prefeito Fabrício pela agilidade no processo e pela grande receptividade. “A Satc é uma referência em educação e hoje atende à comunidade, desde crianças de dois anos de idade até o mestrado. São mais de sete mil alunos matriculados atualmente. Quando falamos em uma unidade da Satc, falamos em educação básica, pré-vestibular, unidade de idiomas, qualificação profissional, não apenas cursos técnicos. E é isso que queremos trazer para Lauro Müller”, anunciou Novelli, que encerrou citando um pensamento de Paulo Freire: "A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo".

Foto: Samuel Madeira

O presidente do Siecesc e presidente de honra da Satc, Ruy Hülse, também deixou sua mensagem relembrando importantes momentos da história da descoberta do carvão em Lauro Müller, que consequentemente impulsionou a economia da região Sul. “Lauro Müller é o berço histórico da indústria do nosso carvão. Hoje nós estamos nos redimindo do erro de não ter vindo para cá antes. Estamos satisfeitos por estar agora aqui em Lauro Müller e tenho certeza que a vinda da Satc será um grande marco para esse município”, disse Hülse.

Radiante com a conquista, o prefeito Fabrício falou do importante momento para Lauro Müller, para atual e futuras gerações. “Hoje nós desfizemos um grande nó que havia em Lauro Müller a respeito da vinda da Satc, pois há anos o município teve essa oportunidade, mas não tinha lideranças de braços abertos para recebê-la. De imediato, que iniciamos as conversas, fiz questão de oferecer uma série de locais para que a Satc pudesse vir, pois sei da importância desta conquista. E volto a dizer, não somos uma cidade final de linha, pelo contrário, somos o início, neste caso da Satc o meio, pois estaremos recebendo alunos de outros municípios da região”, comemorou o prefeito, que na oportunidade entregou uma placa em homenagem, pelos relevantes serviços prestados à região carbonífera, ao engenheiro Ruy Hülse e à diretora da Carbonífera Catarinense, Astrid Barato, que estava impossibilitada de estar presente.

Durante o ato, o prefeito assinou o Decreto Executivo (54/2016), que concede o uso de bem público da área em que funcionava o CEDEJOR para que a Satc inicie as atividades educacionais com o Curso Técnico em Agronegócio. O Líder do Executivo assinou ainda outro Decreto Executivo (55/2016), que disponibiliza à Satc o uso de uma área de terra de seis hectares no Bairro Fazenda, às margens da estrada geral da comunidade de Rocinha.

O padre Valmor Della Giustina, que contribuiu no processo de implantação, também esteve presente, juntamente com o consultor da Satc, João Tavares, o Tonton. Representando o Poder Legislativo estiveram presentes os vereadores José Antonio De Bettio, Everaldo Ferreira da Silva e Alan Jung Crocetta.

A previsão para o início das atividades da Satc é no início do segundo semestre deste ano. 

[soliloquy id=”181209″]