Equipes do Ensino Fundamental ficaram em 1º e 2º lugar na disputa da Região Sul do país e na 6ª posição geral
Uma competição que estimula habilidades, conhecimentos gerais e a criatividade, assim é o Desafio Nacional Acadêmico (DNA). A iniciativa faz parte do calendário de atividades da Colégio Satc, que em 2024 participou com 24 alunos. A instituição conquistou colocações de destaque, onde as equipes do Ensino Fundamental Anos Finais ficaram em 1º e 2º lugar na disputa da região Sul do País e na 6ª posição geral. Os estudantes do Ensino Médio ficaram com 31º lugar geral.
A maratona do conhecimento estimula o contato com 11 áreas educacionais e faz com que os estudantes pensem fora da caixa, encontrem respostas e desvendem enigmas. “O acompanhamento dos professores é muito importante na construção da aprendizagem dos alunos. Desafiá-los diariamente com conteúdo diferenciados, propostas inovadoras faz com que esse estudante se sinta preparado para situações reais, como o do Desafio Nacional”, destaca a diretora do Colégio Satc, Izes Machado Beloli.
A busca pela formação, não só de um estudante, mas de um cidadão é um propósito constante da Satc e vem ao encontro das provas do DNA Nacional, já que as atividades abrangem desde as ciências exatas até as humanas.
“A participação do DNA pelos nossos alunos permite com que combinem e executem diferentes habilidades de um modo dinâmico, empolgante e reflexivo. Além do uso de raciocínio lógico para compressão das perguntas, execução das tarefas e resoluções dos desafios, os estudantes praticam o uso responsável dos recursos disponibilizados on-line, identificando fontes confiáveis e explorando as inúmeras possiblidades que a internet nos oferece”, ressalta a coordenadora de Tecnologias Aplicadas do Colégio Satc, Andreia Mariot Scarduelli.
A instituição possui um histórico vitorioso na competição a nível nacional. “Conquistarmos o 1º lugar na Região Sul do país, isso prolonga nossos resultados positivos que obtivemos nos desafios dos anos anteriores e refletem o trabalho promovido para e com nossos alunos em nossas aulas. Formar estudantes protagonistas de seus conhecimentos, que colocam suas habilidades em prática em contextos reais são pilares importantes na formação, principalmente quando vinculados à tecnologia”, evidencia Andreia.
Ao todo, 152 equipes participaram da disputa do Ensino Fundamental e 297 grupos do Ensino Médio.
Conquista construída por todos
Participando com 24 alunos, o Colégio Satc contou com a participação de três equipes do Ensino Fundamental Anos Finais, sendo uma da unidade de Turvo, e mais duas equipes com integrantes do Ensino Médio.
“O trabalho em equipe para a resolução dos desafios mostra o potencial dos nossos jovens para que trabalhem de modo colaborativo, expandindo também seus repertórios de conhecimento”, pontua a coordenadora.
Como forma de parabenização pelo emprenho e dedicação dos alunos, a equipe de organização formada pela coordenadora de Tecnologias Aplicadas, Andreia Mariot Scarduelli, as orientadoras educacionais, Ana Paula Aléssio Berti e Nazarena Idalino Trombin, a coordenadora de Inglês, Beatriz de Medeiros e as professoras, Josiane Leonardo e Mariane Joaquim Melo, prepararam um momento de reconhecimento aos alunos. Cada equipe recebeu uma certificação pelo desempenho na competição.
Como funciona o Desafio?
O DNA é realizado em três etapas, sendo a primeiro em um fim de semana, onde as equipes precisam responder 110 questões divididas em 11 áreas de conhecimento. Entre uma semana e a outra, os alunos precisam postar no site cinco tarefas extras e no sábado seguinte os estudantes precisam solucionar o grande enigma, que é a única pergunta do desafio final.