Educação

Satc chega a 94% de inserção de estagiários no mercado de trabalho

Foto: Portal Satc

Foto: Portal Satc

A Satc mantém a tradição de encaminhar bons profissionais para o mercado de trabalho. Em 2015, contando apenas os alunos do estágio curricular obrigatório, a instituição encaminhou, aí somadas as saídas nos dois semestres, 856 alunos de cursos técnicos, com um índice de ingresso no mercado de trabalho de 94%.

Pela Faculdade Satc foram habilitados para a conclusão do curso, através do estágio obrigatório, 80 alunos, somados acadêmicos das engenharias Elétrica e Mecânica, com um índice de efetivação também de 94%.

Além disso, em outubro, houve a saída para a realização de estágio obrigatório de 243 alunos do Pronatec, e dos quais chegou-se ao índice de 70% inserção no mercado de trabalho.

Mais estágios em 2016

Há ainda estudantes que ingressarão no mercado de trabalho através do estágio obrigatório em 2016/1. Da Edutec, serão 646 alunos, de 14 cursos técnicos, dos quais 38% já estão com o local para realizar o estágio obrigatório definido.

Na Faculdade Satc, há a confirmação de 32 acadêmicos das engenharias para estágio obrigatório, com 25% destes já com local de trabalho definido.

Centro de Relacionamento com o Mercado auxilia encaminhamentos

O ano 2015, apesar das dificuldades impostas pela crise econômica do Brasil, foi bom para a Satc. “Tivemos muitos eventos envolvendo o mercado de trabalho e a instituição para driblar a crise. E, apesar dela, os indicadores do Centro de Relacionamento com o Mercado (CRM) foram positivos, seja na colocação dos alunos no mercado, seja no cumprimento das metas definidas para o setor no tocante ao número de vagas, seja na questão de realização de parcerias e eventos”, aponta o coordenador do CRM, Renato Nascimento.

Neste ano, alunos da Satc foram encaminhados, via CRM, para mais de 600 empresas, de 88 municípios. Deste total, 90% são empresas da região Sul de Santa Catarina.

Exposições e visitas

Em 2015, o CRM realizou a 10ª edição da Feira da Empregabilidade, com 23 participantes, mas que representavam mais de 150 empresas. “Recebemos empresas para realização de seleção de estagiários na Satc, como a WEG e a Cecrisa. Além disso, recebemos através de doação, máquinas de solda e equipamentos da empresa Berti Manu, doação esta viabilizada através do estreitamento do relacionamento com os ex-alunos Satc”, lembra Nascimento.

Capacidade de inserção nos cursos técnicos

Hoje, o cadastro de empresas que receberam alunos da Satc para estágio e/ou emprego está em mais de 1000. “Temos um relacionamento muito próximo com empresários e gestores de recursos humanos, o que coloca a Satc sempre na ponta na hora de oferecer as vagas de emprego/estágio abertas pelas empresas”, conta o coordenador do CRM.

Esta ponte somente se mantém sólida porque o estudante da instituição corresponde às expectativas do mercado, e dessa forma fortalece ainda mais a relação Satc-empresa.

“Este aluno dá esta resposta porque a instituição tem em seus cursos estrutura tecnológica e também professores qualificados, o que permite preparar o estudante para vencer o desafio da vida profissional”, reforça Nascimento.

Desafios a cada ano

O CRM é o departamento da Satc que estabelece o encaminhamento do estudante à vida profissional. É uma peça fundamental para que o sucesso da instituição seja completado. Através do recebimento de vagas e repasse de forma direta aos alunos e ainda do controle da documentação que legaliza o estágio curricular, o CRM propicia ao mercado empregador confiança, e garante dessa forma, cada vez mais, o aumento da oferta de vagas aos educandos.

“Para 2016, estamos prevendo uma diminuição da oferta de vagas de emprego e estágio, mas, mesmo assim, com certeza manteremos ou aumentaremos, devido ao número de empresas com as quais mantemos relacionamento, o número de vagas para alunos do estágio obrigatório”, avalia o coordenador.

Quanto a eventos, o CRM já agendou para outubro a 11ª Feira da Empregabilidade, e para novembro a realização da quarta edição do Encontro de Ex-alunos Satc.

Colaboração: Portal Satc