Lideranças políticas, comerciantes e empresários conheceram na manhã desta quarta-feira (17) o novo comandante da Polícia Militar em Cocal do Sul. Natural de Santo Angelo (RS), o sargento Alexandre Birotti da Fontoura assume a vaga deixada pelo Sargento Américo.
A apresentação aconteceu por volta das 10 horas, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL. O encontro foi intermediado pelo Movimento #maispoliciacocaldosul, juntamente com o comandante da 2ª Companhia da Policia Militar de Urussanga, tenente Sandi Sartor.
Fontoura já assume tendo como responsabilidade principal reduzir o número de assaltos registrados na cidade. O presidente da CDL, Fernando de Fáveri, defendeu a realização de blitzes em locais estratégicos da cidade. “O Projeto Vizinho Solidário já é parte integrante destas ações, mas precisamos intensificar. Existem mais 32 ruas cadastradas aguardando para a implantação da idéia. Se possível, seria interessante intensificar as blitzes com apoio de destacamentos de outras cidades”, ressalta.
Antes mesmo da resposta de Fontoura, o comandante Sartor foi objetivo no assunto quanto à blitzes. “Há uma determinação minha que, pelo menos, três operações sejam realizadas diariamente no três periodos. Neste momento, o novo comandante irá se ambientar da situação”, afirma.
Mesmo assim, o Sargento Fontoura afirma que medidas serão tomadas. “Iremos intensificar as ações nas principais saídas da cidade. Sou regido pela aplicação da lei”, destaca.
Durante o evento, o responsável pela Polícia Civil de Cocal do Sul, Evandro Rodrigues, afirmou que a situação hoje na cidade quanto a segurança é preocupante. “Tem muita droga e muito traficante. São pessoas de fora que alugam casas aqui para comercializar entorpecentes. São casos graves e criminosos andando armados pela cidade. As rondas têm que se intensificar a noite”, sugere.
Durante o encontro foi levantado a possibilidade de dispor de estagiários para facilitar os trabalhos administrativos junto a PM. “ Vamos nos reunir e viabilizar uma forma de conseguir este profissional para a área administrativa”, destaca a prefeita em exercício Cirlene Scarpatto, a Aninha.
A destinação de um espaço para a o estacionamento de motos também foi comentado. “A PM abordaria as que estivessem fora do local destinado a estes veículos. Isso identificaria casos suspeitos”, ressalta Evandro.
Atualmente, a Polícia Militar de Cocal do Sul conta com 10 policiais, juntamente com o comandante. O horário de funcionamento administrativo é das 12h às 19 horas. Em casos de emergência, a solicitação de socorro deve ser realizada a qualquer horário no telefone 190.
Sargento Foutoura tem 34 anos de idade, sendo 12 deles como PM. Atuou anteriormente por quatro anos no setor de inteligência da Guarnição Especial da Polícia Militar de Içara, onde também conseguiu exerceu funções em diversos setores.
[soliloquy id=”168890″]