Geral

Saraiva encerra atividades em Florianópolis; saiba porque as livrarias estão fechando as portas

A Saraiva já vinha fechando suas lojas desde 2018, livrarias vem sofrendo com a queda da venda dos livros físicos

Foto: Ilustrativa/Divulgação

A Saraiva, que estava em recuperação judicial desde 2018, fechou suas últimas lojas. A loja de Florianópolis, que ficava no shopping Villa Romana, está fechada e a rede deve ainda fechar suas últimas 5 lojas físicas do país.

No site da Saraiva ainda é possível encontrar as lojas restantes, nenhuma delas fica localizada em Santa Catarina, quatro delas ficam no estado de São Paulo e uma em Campo Grande (MS). A rede passa a funcionar apenas com vendas online.

No mês de outubro foram 20 lojas fechadas em um mesmo dia, na época a rede ficou somente com 84 unidades, com uma dívida de cerca de R$674 milhões.

Nesta sexta-feira (22), a Saraiva tem uma Assembleia Geral Especial de Preferencialistas (Agesp) agendada.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Por que as livrarias estão fechando as portas?

As livrarias físicas precisam pagar aluguel e IPTU, que muitas vezes são valores bem altos, dependendo de onde a loja fica localizada. Se as vendas começarem a diminuir, as despesas consequentemente começam a aumentar, levando à crise de muitas empresas.

Mas grande parte dessa diminuição é por causa do crescimento do e-commerce, as pessoas estão preferindo fazer compras online, onde os preços são mais acessíveis.

De acordo com a pesquisa Nielsen difundida pela Câmara Brasileira do Livro, o número de eBooks vendidos no Brasil teve um crescimento de 83% enquanto os livros físicos caíram em 18% em 2020.

Desde então, esse comércio de livros online só vem crescendo, substituindo os livros tradicionais.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Com informações ND+