Prefeito eleito de Orleans, ao lado do vice Mário Coan, empossou secretários e providenciou a solução de problemas pontuais, como na saúde e infraestrutura, no primeiro dia de governo.
O prefeito Jorge Koch e o vice Mário Coan iniciaram suas atividades como gestores do município de Orleans nesta segunda-feira (02), empossando os secretários municipais e resolvendo situações pontuais dentro da administração. Na secretaria de saúde não havia medicamentos disponíveis à população e uma ponte caiu em um dos principais acessos do município.
Por volta das 6h30min, Koch chegava a prefeitura para iniciar os trabalhos. “O horário de trabalho na prefeitura é das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. São oito horas de trabalho por dia e dá para fazer muita coisa, inclusive tudo o que estava atrasado. Acredito que vamos proporcionar um atendimento melhor ao cidadão”, esclarece.
No período da tarde, foram nomeados o vice-prefeito Mário Coan ao cargo de Secretário da Administração, Jair Henrique de Souza Wagner ao cargo de Secretário Adjunto, Euclides Pilon ao cargo de Secretário da Infraestrutura, Lindékson Resin na Secretaria de Educação, Luana Debiasi Mattei de Oliveira na Secretaria de Saúde, Mairon Eing Orben no cargo de Consultor Jurídico, Ederson Bett Zanini como Coordenador de Assuntos Administrativos e Legislativos e Gabriel Sampaio Bianco como Assistente Especial de Gabinete.
Sem medicamentos
Analisando cada setor, na saúde a equipe municipal identificou a inexistência de medicamentos na farmácia, inclusive de uso contínuo distribuído à população pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. “Hoje pela manhã (03), já determinamos que um veículo fosse até a secretaria de saúde em Florianópolis buscar os medicamentos deste mês de janeiro. Estamos comprando outra grande quantidade através do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CISAMREC, principalmente os de uso contínuo como de diabetes e pressão. O estoque voltará a normalidade ainda nesta semana”, explicou Koch.
Ponte caída
Os motoristas que trafegam pela SC-390 (antiga SC-440), margem direita do Rio Tubarão entre Orleans e Pedras Grandes, encontrarão a via interditada. Uma das pontes da estrada caiu em função das chuvas e interditou a passagem de veículos. “Já mantive contato com o Deinfra e, juntamente com um engenheiro, iremos realizar a reforma imediata da estrutura”, destacou Koch.
Situação financeira da prefeitura
O acesso ao sistema contábil da prefeitura deverá ser liberado aos novos gestores até esta quarta-feira (04). A criação de uma chave eletrônica impedia até então o acesso. “Em 10 ou 15 dias vamos apresentar a situação a toda a população. Certamente, cerca de R$ 3 milhões em dívidas estaremos assumindo da gestão passada e pagaremos tudo em breve”, lembrou.
Atualmente a prefeitura de Orleans conta com sete cargos comissionados, ao contrário dos 84 da administração passada, depois reduzida para 42 após as eleições. “Vamos tocar a prefeitura assim por 60 dias e depois montaremos nossa equipe para trabalhar pelos próximo quatro anos”, finaliza Koch.
[soliloquy id=”203480″]