Política

São Martinho tem mais eleitores que moradores

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na cidade de São Martinho, na região da Amurel, o número de eleitores é maior do que a população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. A cidade tem 3.259 eleitores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. Já a estimativa populacional é de 3.224 moradores.

Dessa forma, os dados apontam que a cidade teria 35 eleitores a mais do que moradores. Conforme o próprio TRE indica, muitas pessoas mudam de cidade, mas mantêm vínculo político ou social no local onde nasceram, mantendo assim o título no local. Pela lei, a pessoa pode votar onde mora, onde trabalha ou onde mantém vínculos familiares.

Entretanto, as suspeitas de transferências irregulares de títulos são verificadas em alguns casos. A Justiça Eleitoral tem mecanismos para detectar possíveis fraudes no processo de registro. Se o número de transferências de títulos é 10% superior no comparativo com o ano anterior, por exemplo, o TSE pode determinar revisão do eleitorado. Nestes casos, as transferências podem estar sendo feitas para favorecer partidos ou candidatos.

Normalmente, outro parâmetro utilizado é que o número de eleitores não seja superior a 65% da população projetada para aquele ano pelo IBGE. Em Pedras Grandes, por exemplo, a população estimada é de 4.068, e o número de eleitores é muito próximo – 4.052.

Avaliando o Estado, 29 cidades têm mais eleitores do que população projetada, 21 no Oeste catarinense, quatro no Sul, três na Serra e uma no Norte. Ermo, com 945 eleitores a mais do que moradores, tem a maior diferença das 29 cidades.

Com informações do site Diário do Sul