O Ministério da Integração Nacional, através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil/Departamento de Articulação e Gestão, destinará R$ 569.911,56 para a Administração Municipal de São Ludgero. O valor será destinado para ações de prevenção em áreas de riscos de desastre no bairro Nossa Senhora Aparecida.
O convênio é resultado de uma solicitação da Administração Municipal feita na primeira viagem a Brasília neste ano. Segundo o secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Rodrigo Pavei, em um primeiro momento, o pedido foi para que o Governo Federal ajudasse financeiramente em relação ao desmoronamento de parte da Rua Henrique Hobold, no bairro Beira Rio, às margens do Rio Braço do Norte, ocorrido em dezembro de 2016.
“Como a Administração Municipal já havia recuperado a área, inclusive, custeado todos os trabalhos, a equipe do Ministério da Integração Nacional ficou impedida de reembolsar o município. Contudo, ficou impressionada com a ação rápida e se sensibilizou, solicitando que mapeássemos outra área que necessitava de ações preventivas e que pudesse colocar em risco as famílias. Então, a Administração Municipal entendeu que o investimento deveria ser no bairro Nossa Senhora Aparecida”, contou o secretário.
O prefeito Volnei Weber, o o vice-prefeito Ibaneis Lembeck, o gestor de Projetos Jeferson Hemkemeier e o vereador Lupércio Becker, juntamente com o deputado federal Ronaldo Benedet, foram recepcionados pelo próprio Ministro da Integração Nacional, Hender Zahluth Barbalho, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Romlow.
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero