São Ludgero receberá durante Seminário Nacional a ser realizado em Brasília, nos dias 15 e 16 de dezembro, o reconhecimento e a premiação pelo 3º lugar entre os municípios de 10 a 20 mil habitantes do Brasil e o 1º lugar no ranking geral em Santa Catarina, na avaliação feita pelo programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, em relação ao desempenho das boas práticas na gestão da Atenção Primária à Saúde.
O programa Previne Brasil é uma estratégia do Ministério da Saúde criado em 2019, que garante o financiamento da Atenção Básica nos municípios por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das estratégias de avaliação do Previne Brasil é através de sete indicadores de saúde, que juntos somam uma nota, chamada Indicador Sintético Final (ISF). E, São Ludgero, além de conquistar a nota 10 entre os municípios de Santa Catarina em geral, teve um desempenho acima das metas estabelecidas pelo programa.
É interessante pontuar que o atual modelo de financiamento combina incentivos financeiros de capacitação ponderada, incentivo por critério populacional, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas, proporcionando visibilidade às ações de cuidado ofertadas, e a partir daí, acontece a destinação e o aumento do investimento às equipes e municípios com melhores performances e seus desempenhos assistenciais.
A Secretária de Saúde, Morgana Rech da Silva, diz que o Seminário Nacional oportunizará discutir avanços, processos, estratégias e melhorias que possibilitem o alcance das metas dos indicadores. “Ao evoluirmos estaremos entregando uma melhor oferta de serviços à população”, pontua. Ela acrescenta e não esconde a alegria de São Ludgero receber a premiação e ser referência estadual e nacional. “Compartilhamos o mérito da conquista com todos os nossos colaboradores que, diariamente, dão o seu melhor no atendimento à população”, resume.
O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, diz que o reconhecimento demonstra que a atual Gestão Municipal está no caminho certo e, juntamente com os colaboradores, realiza um trabalho sério, de comprometimento e de responsabilidade na área da saúde. “O reconhecimento sinaliza alguns pontos importantes e um deles é a eficiência na aplicação dos recursos públicos com os resultados muito positivos apresentados”, declara o prefeito.